
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Em 2019, o Brasil assinou com a Argentina um acordo automotivo que prevê um prazo máximo de 10 dias para autorização de importações. Esse acordo também tem a intenção de garantir a livre circulação de automóveis entre os dois países até 2029, incentivando um processo de adaptação dos mercados dos dois países e a progressiva eliminação de barreiras até chegar à livre circulação.
Mudança de planos após a pandemia
No entanto, aparentemente, a Argentina resolveu deixar esse processo para mais tarde, quando a crise econômica e a crise do covid-19 estiverem mais estabilizadas. No momento atual, as exportações brasileiras para a Argentina têm sido afetadas pela reinstauração de licenças não automáticas de importação. Essas “guias de importação” argentinas eram usadas durante a presidência de Cristina Fernández, como procedimento aduaneiro protecionista, mas, agora, com o governo de Alberto Fernández, elas voltam a valer.
Como isso afeta as vendas?
As vendas, especialmente de exportadores de automóveis brasileiros, têm sido gravemente afetadas, já que o processo de aprovação das licenças de importação acaba sendo bastante demorado. Os carros ficam até 90 dias esperando a licença não automática de importação, extrapolando os prazos considerados pela OMC como razoáveis para uma licença não automática (cerca de 60 dias). Consequentemente, o nível do comércio bilateral tem sido muito inferior se comparado aos números de 2010.
O setor automotivo é o setor mais dinâmico da exportação brasileira para os países vizinhos. Como ficou definido em acordos anteriores, para cada 1,8 dólares de automóveis exportados para a Argentina, o Brasil se compromete a importar 1 dólar em automóveis da Argentina, em uma tentativa de equilibrar os superávits brasileiros no comércio com o seu maior parceiro comercial da região. Ainda assim, as medidas protecionistas do novo governo argentino têm prejudicado a relação bilateral.
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.