Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

5 benefícios que uma boa noite de sono traz para os ceacedistas

5 benefícios que uma boa noite de sono traz para os ceacedistas

Olá, Sapientes!

 

Zzzzz... Está batendo um sono por aí? Talvez isso seja reflexo de uma noite em que seu corpo não conseguiu relaxar bem e se regenerar por completo. O problema é que nos sentirmos sonolentos não é o único efeito da privação do sono. Pelo contrário, são muitas as consequências para o nosso organismo, e quem mais sofre, nessa história, é o nosso cérebro. Pensando nisso, o post do dia traz uma lista de 5 benefícios de uma noite bem dormida, para quem sabe, repensarmos a qualidade de nosso sono e tomarmos algumas medidas hoje mesmo. Vamos melhorar nosso desempenho nesta reta final de preparação para o Concurso de Diplomatas (CACD) 2019?

 

1) Dormir bem torna o cérebro mais eficiente: quando nosso cérebro é privado de sono, ele se torna menos eficiente, pois precisará trabalhar mais para conseguir os mesmos resultados. Isso porque, ao dormirmos pouco, necessitaremos de um maior bombeamento de sangue ao nosso córtex pré-frontal, para, assim, combatermos os efeitos de um sono de má qualidade. Nada bom se a matéria do dia for Microeconomia, por exemplo, não é mesmo?

 

2) Dormir bem ajuda a memória de curto e longo prazo: quando dormimos pouco, acabamos sofrendo falhas em nossa memória. Sem memória de curto prazo, por exemplo, mal conseguimos lembrar as tarefas que precisamos realizar no dia. Imaginem, então, memorizarmos os termos de um tratado internacional? Já em relação à memória de longo prazo, o sono também desempenha um papel importante em sua consolidação. Enquanto dormimos, o processo de aprendizagem se solidifica e o conteúdo estudado é melhor incorporado em nossa mente. Não queremos que nossas horas de estudo sejam em vão, certo?

 

3) Dormir bem aumenta nossa atenção: dormir pouco significa que nossa atenção se reduzirá mais rapidamente que gostaríamos. Não é à toa que, após uma noite de sono mal dormida, a gente se sinta mais distraído e sem muita capacidade de concentração. E mais: estudos mostram que os efeitos da falta de sono, dependendo do estágio em que nos encontramos, podem ser semelhantes ao de embriaguez, levando a visões distorcidas e falhas temporárias de comunicação. Tenso, hein?

 

4) Dormir bem ajuda em nosso planejamento: ao privarmos nosso corpo de uma boa noite de sono, nossa capacidade de planejar e coordenar ações passa a apresentar falhas. Isso tudo porque nosso processo decisório começa a ser afetado, tendo em vista a redução da capacidade de funcionamento de nossos neurônios, causando lapsos cognitivos. E poucos têm consciência sobre esse assunto, sabiam?

 

5) Dormir bem é um aliado na mudança de hábitos: quando nosso corpo não está suficientemente descansado, nosso cérebro passa a recorrer aos sistemas automatizados, ou seja, aos hábitos adquiridos ao longo do tempo. No entanto, com o sono em dia, nossas ações se tornam menos automatizadas, facilitando a implantação de novos – e melhores – hábitos e evitando a repetição de ações que queremos mudar em nossa rotina. Vale a pena dormir bem, não acham?

 

E aí, já se inscreveu para a prova do CACD 2019?

 

Então, esta novidade é para você! Com a prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) se aproximando, toda ajuda para lembrar do conteúdo estudado é muito bem-vinda, você não acha? E é pensando nisso, que, todo ano, o Sapi traz o evento mais crucial para quem está prestes a realizar uma prova que testa tantos conhecimentos acerca de matérias tão variadas. Estamos falando do Hora H, um evento presencial, que terá sua transmissão online gravada, para que possamos relembrar os conceitos mais importantes e receber os insights mais quentes para a 1ª Fase do CACD. Serão só dicas boas que poderão, certamente, contribuir com seu desempenho na hora da prova.

 

O 2º lote para participação no Hora H já foi liberado e você poderá escolher entre a modalidade presencial – limitada a apenas 20 vagas – ou a modalidade online, com a possibilidade de assistir a todas as gravações até o dia da prova. E mais, parte do valor arrecadado para o Hora H será revertida para a Casa Gota de Amor, que ajuda crianças com câncer que precisam de tratamento. E aí, curtiu? Então, vem com gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 2º lote do evento Hora H de 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

5-beneficios-que-uma-boa-noite-de-sono-traz-para-os-ceacedistas

ARTIGOS RELACIONADOS