Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

5 dicas de como vencer a procrastinação nos estudos para o CACD

5 dicas de como vencer a procrastinação nos estudos para o CACD

Olá, Sapientes!

 

O tema do post de hoje é um vício que acomete muitas pessoas atualmente: a procrastinação. Sim, a procrastinação é um vício, sabiam? Isso porque nosso cérebro habitua-se à prática frequente de adiarmos o que precisa ser feito. Já repararam que, raramente, deixamos para depois algo que nos proporciona prazer e nos deixa felizes? Pois é, a procrastinação envolve, portanto, atividades que nos causam algum tipo de resistência, que demandam mais esforço ou que nos deixam com uma certa preguiça em realizá-las. Vamos mudar isso nos estudos para o Concurso do Itamaraty (CACD)?

 

Mas acalmem-se! Nem tudo está perdido. Os hábitos são plenamente possíveis de serem convertidos e tudo começa com pequenos, porém impactantes passos em direção ao combate desse vício que tanto prejudica nosso rendimento nos estudos. E aí, preparados? Então, vamos às dicas de como reverter esse quadro de uma vez por todas:

 

1) Identifique os gatilhos: a primeira coisa a se fazer é uma autoavaliação profunda. Então, parem um pouco e respondam as seguintes perguntas: Quais os momentos do dia costumamos adiar nossas tarefas? O que costumamos fazer no lugar do que deveria ser feito? Quais são as atividades que temos o hábito de postergar? Façam, de fato, essa relação, pois ela será o raio-x, para que saibamos como aplicar as próximas medidas, estamos combinados?

 

2) Tenha um grande motivo: se não tivermos um grande porquê em nossa vida, se não soubermos a razão de nos levantarmos cedo e travarmos uma batalha diária, nossos esforços não terão uma verdadeira razão de ser. Continuem, portanto, a autoavaliação da dica anterior e visualizem o porquê realmente de querermos vencer a procrastinação e pelo que estamos dispostos a nos tornarmos nossa melhor versão. Identificaram? Ótimo! Podemos ir para o próximo passo.

 

3) Comece o dia com a atitude certa: se já começamos o dia com o alarme tocando e o botão “soneca” sendo acionado logo em seguida, estamos, inconscientemente, emitindo um comando de procrastinação para o nosso cérebro. E não acordar no horário planejado na noite anterior, pode tomar o tempo de outras importantes tarefas do dia, como ler as notícias diárias, tomar um café da manhã adequado, fazer exercícios físicos etc. Se é para vencer o hábito de procrastinar, vamos começar com a primeira decisão do dia: acordar no horário certo, ok?

 

4) Foque em sua lista de tarefas: na noite anterior, peguem a agenda e façam uma lista, por ordem de prioridade, de todas as tarefas a serem cumpridas. Isso nos ajudará a ter mais clareza sobre nossas obrigações e nos proporcionará aquela satisfação incomparável de marcarmos um item como cumprido. Ah, e não se esqueçam de colocar aquelas atividades que costumam ser procrastinadas como prioridade nessa lista, certo? E, para dar aquele empurrãozinho a mais, estabeleçam, também, as recompensas a serem aproveitadas, caso uma tarefa seja executada. Assim, criaremos o hábito de sermos recompensados por grandes esforços, tornando sua realização mais atrativa.

 

5) Crie um ambiente favorável: como estamos falando de procrastinação nos estudos, pensem em como criar um ambiente totalmente estimulante, para que suas metas diárias sejam cumpridas. Ainda na noite anterior, deixem a mesa limpa e livre de distrações – se o estudo é feito em casa –, separem apenas o material que será necessário e deixem a lista de tarefas em um local bem visível, para que os itens sejam “ticados” conforme sua execução. Pode parecer uma atitude muito simples, mas o seu impacto em nosso faz toda a diferença.

 

Como forma de uma dica extra, porém tão importante como as anteriores, sugerimos que vigiem seus sentimentos e detectem se a procrastinação não está envolvida com outros fatores mais profundos que possam estar desencadeando essa atitude. Se sentirem que a caminhada está árdua demais ou que não conseguem lutar contra esse hábito sozinhos, não hesitem em procurar a ajuda de um profissional. Ela será, com certeza, de grande valia, combinado?

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, segura essa novidade! Com a publicação do edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapi lançou o terceiro – e último – lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, claro, as aulas estarão atualizadas e totalmente alinhadas com as alterações do novo conteúdo programático. E aí, curtiu? Então, vem revisar com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 3º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

5-dicas-de-como-vencer-a-procrastinacao-nos-estudos-para-o-cacd

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS