Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Como driblar a ansiedade após a publicação do edital

Como driblar a ansiedade após a publicação do edital

Olá, Sapientes!

 

Como anda o coraçãozinho de vocês depois da publicação do edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2019? Os nervos devem estar à flor da pele, não é mesmo? Bem, é pensando nesse momento de tensão, para alguns candidatos, que trazemos hoje uma seleção de sugestões, para driblarmos um estado mental que, se não controlado, pode atrapalhar muito nossa concentração e, consequentemente, nosso rendimento nos estudos – e isso é o que menos precisamos agora, certo? Então, vem com a gente conferir cinco dicas para jogar de lado essa preocupação e fazer dos próximos dois meses um grande momento de revisão.

 

1- Organize-se para este momento: estar em um ambiente bagunçado e começar o dia com a agenda desorganizada são grandes fatores responsáveis pela emissão de sinais de ansiedade em nosso organismo. Então, se você não sabe por onde começar, eis aqui uma ótima sugestão: organize-se. Tire um tempinho para dar aquela arrumada na mesa e planeje o que fará até o dia da prova. Isso contribuirá para o seu equilíbrio emocional e, consequentemente, para o controle de sua ansiedade. Lembre-se que, quanto mais bem organizado e planejado seu dia, maiores as chances de que ele seja bem mais produtivo. Partiu Excel e paninho com Veja?

 

2- Realize atividades que reduzam seu estresse: fazer caminhadas de meia-horinha, praticar ioga e investir em sessões de acupuntura e de massoterapia são ótimas alternativas para aumentar a nossa disposição e trabalhar nossa mente de uma forma positiva. Estamos falando de pequenas pausas, em nossa rotina, em que dedicaremos tempo para cuidar do nosso bem-estar, refletindo, dessa forma, no equilíbrio de nossa energia e em um maior controle do estresse diário. Não podemos nos descuidar em um momento tão importante de nossa vida, não é mesmo?

 

3- Consuma alimentos ricos em triptofano: o triptofano é um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro, para produzir a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Por ser um aminoácido essencial, nosso corpo não é capaz de produzi-lo, sendo, portanto, necessário ingeri-lo por meio da alimentação. Boas fontes desse aminoácido são os peixes, peru, ovo, nozes, castanhas, leguminosas, semente de abóbora, levedo de cerveja, linhaça, aveia, arroz integral, chocolate amargo, banana e queijo tofu. Hashtag “vem ni mim” triptofano, combinado?

 

4- Concentre-se no presente: quando nossa mente está voltada para o momento atual, nossa capacidade de análise, de julgamento e de ação torna-se mais apurada, permitindo, também, um maior controle de nossa ansiedade. Desenvolver técnicas de respiração e de meditação pode ser um ótimo aliado em busca desse momento presente, pois iremos adquirir maior consciência corporal e mental e, consequentemente, melhor concentração. Respirar e meditar são de graça e não custa nada tentar, certo?

 

5- Prepare-se para dormir: se a ansiedade anda atrapalhando o seu sono, o melhor a se fazer é evitar fazer coisas que nos agitem ou que nos preocupem. Quando possível, é melhor deixar assuntos sérios e tomadas de decisão longe do horário de se deitar, assim como é fundamental ficar longe de aparelhos eletrônicos que despertam o nosso cérebro e adiam nosso sono. Quer uma ótima dica para antes de dormir? Faça uma leitura prazerosa, determine o horário certinho em que vai apagar as luzes e deixe o celular carregando longe da cama. Esse sim é um combo de sucesso!

 

Ressaltamos que as dicas aqui apresentadas são direcionadas para uma situação pontual, desencadeada por fatores controláveis. Se notar que a preocupação e o estresse estão em níveis além do tolerável, é necessário que se busque ajuda profissional. A ansiedade pode ser um distúrbio grave e é preciso encará-la com seriedade, ok?

  

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, segura essa novidade! Com a publicação do edital para o CACD, o Sapi lançou o terceiro – e último – lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, claro, as aulas estarão atualizadas e totalmente alinhadas com as alterações do novo conteúdo programático. E aí, curtiu? Então, vem revisar com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 3º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

CACD-diplomata-itamaraty-diplomacia-como-driblar-a-ansiedade-apos-a-publicacao-do-edital

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS