Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

5 dicas para não deixar a dor na coluna interferir em seus estudos para o CACD

5 dicas para não deixar a dor na coluna interferir em seus estudos para o CACD

Olá, Sapientes!

 

Vocês fazem parte daqueles que, depois de algumas horas sentados estudando para o Concurso de Diplomatas (CACD), começam a sentir as costas “reclamarem” e “pedirem” arrego? Muito provavelmente sim, não é mesmo? E sabem por que a probabilidade é tão alta? Porque, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 80% da população mundial sofre ou sofrerá com alguma variação de dor na coluna. É um dado bastante alarmante, especialmente para nós que dependemos da resistência de nosso corpo para passar horas a fio sentados em uma cadeira, não é verdade?

 

Bom, é pensando nesse acometimento generalizado, que trazemos, hoje, algumas dicas – na verdade, ações altamente recomendáveis de serem implantadas –, para começarmos a dar a atenção merecida à região de nosso corpo que nos dá a sustentação para nos mantermos eretos, ou seja, essencial para nossa estrutura corporal. Animados? Então, vamos lá!

 

1) Massoterapia: o músculo, por ser responsável pela estrutura e movimento de nosso corpo, tende a fadigar, se for acionado em excesso ou de maneira incorreta. Para o seu bom funcionamento, é importante ele tenha uma circulação de sangue apropriada, levando, dessa forma, os nutrientes necessários e retirando os resíduos. A massagem aumenta a circulação sanguínea na área que aciona, sendo uma ótima aliada no tratamento da musculatura cansada. Se as nossas dores em nossas costas estão sendo causadas especificamente pela musculatura cansada, a massagem poderá nos ajudar sim.

 

2) Acupuntura: trata-se de uma técnica indolor que funciona a partir da colocação de pequenas agulhas que estimulam terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos abaixo dela, como os músculos em especial. Esses estímulos serão enviados para o nosso sistema nervoso central, liberando, dessa forma, neurotransmissores que desencadeiam efeitos importantes para o nosso corpo, como, por exemplo, o analgésico, o anti-inflamatório e até o relaxante muscular, podendo, ainda, ter efeito sobre a modulação de nossas emoções. Pode ser uma ótima pedida, não acham?

 

3) Alongamento: os alongamentos para coluna servem para aliviar a dor nas costas, devido à má postura, por exemplo, aumentar a elasticidade, melhorar a circulação, reduzir o estresse nas articulações, melhorar a postura e promover o bem-estar. Os alongamentos para coluna devem ser feitos gradualmente e podem causar um leve desconforto, mas, se provocarem uma dor aguda que impeça de realizar o alongamento, deve-se parar no mesmo momento.

 

4) Fortalecimento: exercícios físicos para a região da lombar ajudam a prevenir lesões, fortalecer e proteger a musculatura e diminuir o impacto dos discos que ficam entre as vértebras da coluna. Entre as condições que podemos evitar com este tipo de exercício está a hérnia de disco, que ocorre quando um disco que fica entre as vértebras sai do lugar e comprime o nervo. Quando você faz um trabalho de fortalecimento dessas regiões, o espaço do disco aumenta, alivia a pressão e a tendência é que diminua a dor. Portanto, academia não é só para quem quer ficar trincado, não é mesmo?

 

5) Ambiente: de nada vai adiantar ter toda a preocupação com o tratamento, se não nos atentarmos ao modo como sentamos e estudamos. A escolha de uma cadeira confortável, o posicionamento correto do monitor de seu computador ou notebook e a colocação de um suporte para livros pode fazer total diferença nessa mudança de atitude e será o complemento ideal para todo o esforço que fizermos para aliviarmos a dor em nossa coluna. Vamos pensar nisso com carinho, combinado?

 

Nunca é demais lembrar que as sugestões fornecidas aqui são apenas direcionamentos sobre quais atitudes tomarmos diante de um problema que acomete tantas pessoas. O ideal é que, antes de iniciarmos qualquer tipo de tratamento, procuremos um profissional da área, que irá diagnosticar nossa real situação e receitar a melhor solução para nosso caso, entendido?

 

Você está se preparando para a CACD 2019?

 

Então, segura essa novidade! Com a publicação do edital para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), o Sapi lançou o terceiro – e último – lote para o curso Maratona 1ª Etapa 2019, com uma revisão totalmente voltada para a primeira fase do concurso e verdadeiramente eficiente nesta reta final de preparação para o CACD. Sabe aquela arrancada no finzinho de uma longa corrida? É exatamente essa a proposta do Maratona. Serão 9 módulos, com direito a aulas teóricas e listas de questões objetivas, abrangendo absolutamente tudo o que você precisa saber para a primeira etapa do concurso para diplomata. E, claro, as aulas estarão atualizadas e totalmente alinhadas com as alterações do novo conteúdo programático. Sensacional? Então, vem revisar com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 3º lote do curso Maratona 1º Etapa 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!

  

5-dicas-para-nao-deixar-a-dor-na-coluna-interferir-em-seus-estudos

ARTIGOS RELACIONADOS