Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

A incorporação de novos hábitos nos estudos para o CACD

A incorporação de novos hábitos nos estudos para o CACD

Olá, Sapientes!

 

Após a finalização das provas objetivas e dissertativas do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), muitos candidatos decidem que é hora de rever a rota de seus planejamentos de estudo e incorporar novos hábitos. Esse é, também, o momento que novos aspirantes abraçam o sonho da diplomacia e decidem colocar seu objetivo em prática. Para ambos os casos, será necessária uma mudança de rotina e a adesão de novas tarefas às quais o cérebro terá que se adaptar.

 

Diante de um cenário como esse, sabemos que é necessário um prazo para que nossa mente incorpore uma nova atitude e passe a executá-la com mais naturalidade. São muitas as teorias a esse respeito, mas a que mais está em voga, nos dias de hoje, é a Teoria dos 21 dias, que defende a necessidade de 21 dias consecutivos para que um hábito possa ser realizado, sem demandar grandes esforços mentais. Mas será que isso é realmente verdade?

 

Bem, a Teoria dos 21 dias foi cunhada pelo cirurgião plástico Maxwell Maltz, na década de 1950, quando percebeu que pacientes levavam cerca de 21 dias para assimilarem os resultados de cirurgias envolvendo reconstruções faciais e amputações. Findado esse período, portanto, os pacientes mudavam seu comportamento e aceitavam sua nova condição.

 

Muitos especialistas já se debruçaram sobre o assunto, chegando, sim, a se constatar a eficácia da incorporação de novos hábitos após 21 dias. Entretanto, esse período irá variar de pessoa para pessoa, a depender de sua força de vontade, e de caso para caso, conforme a dificuldade e a radicalidade da mudança. Nesse sentido, estima-se que a média para a assimilação de uma nova atitude seja de 66 dias, o que significa que hábitos mais fáceis levarão menos tempo e os mais complexos, mais tempo.

 

A dica é criar um calendário para essa nova atitude em que seja possível marcar um “x”, conforme os dias forem passando, para que observemos nosso progresso e nos animemos com as pequenas evoluções. E, claro, façamos uma coisa de cada vez. Não adianta querermos virar uma pessoa completamente diferente em menos de um mês. Tudo leva algum tempo. Assim, somente ao percebermos que um hábito foi assimilado por nosso cérebro e que o estamos executando com certa facilidade, é que será hora de partir para o próximo desafio, combinado?

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

a-incorporacao-de-novos-habitos-nos-estudos-para-o-cacd

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS