Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

A reunião sobre o processo de integração do Brasil na OCDE

A reunião sobre o processo de integração do Brasil na OCDE

Conteúdo postado em 17/02/2020

Olá, futuros diplomatas!

Como alguns já sabem, o Brasil está em processo de adaptação para se tornar membro pleno da OCDE. Por isso, o Ministro Ernesto Araújo reuniu nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, embaixadores brasileiros, representantes dos países da União Europeia, dos países-membros da OCDE e dos países em processo de adesão à OCDE para falar em que pé o Brasil está nesse processo. Então, que tal a gente falar um pouco sobre a relação do país com a OCDE?

 

O novo governo já iniciou com a proposta de reformulação tanto das políticas domésticas como da política externa. A entrada do Brasil na OCDE faz parte desse projeto. O Brasil já havia sido convidado para integrar a organização em 2009, mas recusou o convite, já que o país teria de respeitar as regras do bloco e promover uma maior abertura da economia. A OCDE é uma organização que se baseia na adaptação dos países integrantes ao liberalismo e à economia de mercado, gerando apoio internacional nesse processo. 

 

Com o ingresso na OCDE, o Brasil tem por objetivo obter maior facilidade para se integrar à economia internacional, principalmente às cadeias globais de valor, já que o nível de participação do país nessas estruturas é muito baixo e limitado à exportação de produtos de baixo nível de tecnologia. Desta forma, o ministro reafirmou em seu discurso que o governo está dando prioridade ao processo de adesão à OCDE.

 

Nesse período de adaptação, o país já aderiu a 81 instrumentos da organização e já solicitou a adesão a mais 65, de um universo total de 254. Assim, o governo está se comprometendo a respeitar, entre outras agendas, a do tratamento nacional a empresas controladas por estrangeiros, e a da política específica de incentivo à inovação e aumento da produtividade nacional.

 

A integração do Brasil à OCDE é uma estratégia do atual governo para incentivar a inserção do país no mundo e, consequentemente, promover uma forma mais segura e estável de crescimento econômico para os próximos anos. Você pode conferir o discurso na íntegra no portal do Itamaraty

 

Se tornar um diplomata é o seu objetivo?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS