Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Destaques das últimas presidências na Argentina

Destaques das últimas presidências na Argentina

Conteúdo postado em 09/03/2022

Olá, sapientes!

 

Conhecer a política e história argentina é uma parte significativa da preparação para o CACD. E como essa não é uma tarefa fácil, o Blog Sapi resolveu fazer um apanhado dos pontos mais relevantes das presidências argentinas das últimas décadas. 

 

Governo Carlos Menem (1989 - 1999)

O foco prioritário da Política Exterior Argentina (PEA) na década de 1990 foi os Estados Unidos, ficando o Brasil como parceiro secundário. Um símbolo disso foi o Mercosul estar em segundo plano, enquanto a Alca era a ideia preferencial de integração para os argentinos. Isso fazia sentido, visto que foi nessa década que foi evidenciada a crise dos socialismos reais e a ascensão dos EUA como grande potência global.

 

Nesses anos, o Realismo Periférico de Carlos Escudé também foi o que ditou a PEA. Em outras palavras, e como consequência da guerra das Malvinas, a Argentina passou a defender que é melhor evitar conflitos com países  mais fortes, acreditando que a melhor maneira de proteger o interesse nacional seria não confrontar quem determina as regras. A função da PEA seria, assim, reduzir riscos e custos

 

O chanceler de Menem, Guido Di Tella, foi um grande defensor da aproximação com os EUA e a OTAN. Na gestão dele, a Argentina ganhou o status de "aliado extra-Otan" (1997), tentou negociar com o Reino Unido sobre a questão das Malvinas, participou de diversas missões de paz da ONU e acompanhou os votos dos EUA em foros multilaterais. Além disso, o país alterou sua política nuclear, ratificou o Tratado de Tlatelolco em 1994 e aderiu ao TNP em 1995.

 

Naquele momento, a Argentina começava a reestruturar a economia após a crise da década perdida. Consequentemente, a agenda comercial era central para as decisões da PEA. Para favorecer as trocas comerciais e com o objetivo de atrair investimentos, o ministro da Economia Domingo Cavallo promoveu a lei de convertibilidade, também conhecida como Plano Cavallo, estabelecendo a paridade entre o peso e o dólar. Essa lei, que durou de 1992 até 2002, gerou algumas complicações para a economia do país. Já em 1999, quando o presidente brasileiro FHC liberalizou o câmbio e desvalorizou o real em resposta à crise dos tigres asiáticos, produtos brasileiros inundaram o mercado argentino e pioraram a situação no nosso vizinho,  que não tinha como usar a política monetária como instrumento econômico.

 

Transição para os anos 2000

A instabilidade política foi um desafio para a Argentina nos primeiros anos do novo milênio. Em um intervalo de 10 dias, o país teve cinco presidentes: de la Rúa, Ramón Puerta, Adolfo Rodríguez Saá, Eduardo Camaño e E. Duhalde. Não há quem negue que as instabilidades internas fizeram a Argentina se ausentar das questões internacionais nesse período.

 

Em contrapartida, o Brasil inaugurou, naquele ano, uma política externa mais voltada para os vizinhos sul-americanos em substituição ao latinoamericanismo anterior. Isso devido à entrada do México no Nafta, já que não fazia sentido para o Brasil buscar uma relação com a América Latina em geral sem incluir o México. A Argentina, por outro lado, dava sinais de preocupação com a possibilidade do Brasil despontar como uma liderança regional, e continuou, assim, defendendo uma politica latinoamericanista.

 

Fernando de la Rúa (1999 - 2001)

Governo marcado pela continuidade, com o foco das relações ainda sendo com os EUA. 

 

Foi nesse governo que a crise dos tigres asiáticos chegou à Buenos Aires com toda força. Já havia sinais de instabilidade econômica em 1998, mas a desvalorização de 100% do valor do real em 1999 agravou a situação no nosso vizinho.

 

Não podemos deixar de lembrar que a decisão brasileira de liberalizar o câmbio também gerou um forte desgaste na agenda do Mercosul. O plano de convertibilidade argentino dependia de um câmbio estável dos parceiros para manter a paridade dólar-peso, então, os argentinos começaram a denunciar uma “Brasil dependência”. A insatisfação crescente levou a manifestações populares violentas e, consequentemente, à renúncia de de la Rúa.

 

No espírito de integrar, até aquele momento, o Brasil havia mantido déficits comerciais com a Argentina. No entanto, após o alto superávit brasileiro de 1999, em 2000 o comércio entre os dois caiu bruscamente. Como resposta, até 2001 o Brasil se ausentou do Mercosul para evitar maiores tensões com a Argentina.

 

Onda Rosa 

Com a retomada da estabilidade política de Buenos Aires, inaugura-se um período de governos de centro esquerda despontando em quase todos os países da América Latina. Foi também o momento de fortalecimento do regionalismo aberto, onde as relações regionais e o Mercosul ganharam importância. O objetivo das políticas agora era marcado pelo desenvolvimentismo e pela busca de melhorias nas questões sociais.

 

Néstor kirchner (2003-2007) e Cristina Kirchner (2007-2015)

Esses dois governos são mais à esquerda e criticam a atuação dos EUA, fomentando uma PEA mais autonomista. Defendem a ideia de “dupla dependência” com o Brasil em substituição às críticas da “Brasil dependência”. 

 

A Argentina dos Kirchner experimenta uma melhoria na economia devido ao boom das commodities, um momento de alta histórica dos preços por causa da demanda chinesa. O resultado disso foi o Brasil e a China assumirem como novos focos centrais das relações argentinas e fortalecimento da cooperação entre os três países.

 

Néstor Kirchner (2003-2007)

Em 2003, Lula e Néstor Kirchner fundaram o “Consenso de Buenos Aires” em oposição à liberalização defendida pelo “Consenso de Washington”. O conceito brasileiro-argenino apontava o Estado como ator responsável pela melhora na qualidade de vida da população por meio do desenvolvimento em oposição à diminuição da interferência estatal preconizada pelo outro conceito.

 

Apesar da maior cooperação política, houve também entraves com o Brasil, principalmente porque os brasileiros se beneficiavam de superávits, enquanto o governo argentino respondia com mecanismos defensivos e de comércio administrado.

 

Cristina Fernández de Kirchner (2007 - 2011)

A marca desse governo foi a continuidade. Em 2011, os preços das commodities voltaram a cair e a situação econômica ficou menos confortável. Aumentou, assim, a percepção de que o Brasil era um parceiro essencial para a economia argentina.

 

Essa parceria já era entendida como proprietária, como mostram as dez visitas presidenciais bilaterais entre 2007 e 2010, além da cooperação no campo da segurança internacional. O Brasil comandou a MINUSTAH e a Argentina ofereceu apoio.

 

Mesmo assim, entraves entre os dois países não deixaram de ocorrer. Um exemplo disso foi a recusa brasileira de compartilhar tecnologia nacional de enriquecimento de urânio.

 

2° Gov Cristina Kirchner (2011-2015)

As relações com o Brasil deterioraram-se e a China assumiu o lugar de parceiro preferencial. Isso foi uma consequência direta do fim do boom das commodities em 2011 e da crise econômica e política que o Brasil vivenciava entre 2013 e 2017.

 

Maurício Macri (2015-2019)

A importância do Brasil é retomada, uma vez que agora é visto como uma alternativa à dependência em relação à China.

 

O governo macri defende o "gradualismo", uma política gradualmente ortodoxa para evitar a desaceleração da economia. No entanto, o resultado foi a perda de poupança externa, já que a confiança do mercado diminuiu muito rapidamente em resposta à falta de reformas econômicas essenciais, além da intensificação dos problemas estruturais.

 

Macri apoia o governo Guaidó e o pleito contra Maduro no TPI

 

É por isso mesmo que o governo Macri mostra interesse no Brasil e constrói uma excelente relação com Bolsonaro, ao ponto de o presidente brasileiro quebrar a tradição de neutralidade e apoiar abertamente a  reeleição de Macri. 

 

As prioridades desses dois governos são convergentes e um exemplo disso é a retomada das negociações do acordo Mercosul-União Europeia, que vinham sendo bloqueadas pela Argentina na administração Kirchner, sem falar na assinatura de diversos acordos sobre investimentos, compras governamentais e facilitação do comércio.

 

Alberto Fernández (2019 - atualidade)

Com a pandemia, o Brasil perdeu, de novo, espaço de principal parceiro comercial da Argentina para a China, mas esse é só um de vários entraves entre os dois países no início do governo Fernández. Só o fato de Fernández fazer um governo mais à esquerda e da vice-presidente Cristina Kirchner não apoiar a aproximação do Mercosul com a UE e a EFTA já é preocupante para o governo brasileiro.  

 

Alguns destaques relevantes desse governo são o fato de o presidente argentino reverter o reconhecimento ao governo de Guaidó e retirar a Argentina do Grupo de Lima, além de anular o apoio ao processo contra Maduro no TPI.

 

Sobrou para Fernández a tarefa de renegociar a dívida de Buenos Aires em dólares, uma consequência do  gradualismo de Macri. Ainda assim, elevou o valor do salário mínimo e promoveu forte campanha de vacinação, na tentativa de elevar o consumo e melhorar a situação econômica.

 

Outro ponto relevante desse governo foi a adesão argentina à Iniciativa Cinturão e Rota de investimentos chineses. Os dois já anunciaram planos para a construção de uma usina nuclear na Argentina como parte da cooperação da China.

 

Nos primeiros meses de 2022, o país tem demonstrado uma certa recuperação do PIB. Ainda assim, a inflação no país continua elevada e há previsões de que aumente ainda mais ao longo deste ano.

 

Quer se preparar para o CACD, mas não sabe como começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS