Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Dicionário de Economia para o CACD

Dicionário de economia para o CACD: Capitais autônomos e capitais compensatórios

Dicionário de economia para o CACD: Capitais autônomos e capitais compensatórios

Conteúdo postado em 28/09/2020

 

Olá, sapientes!

 

Entender o que são os capitais autônomos e os capitais compensatórios pode ser bem útil para entender melhor a conta capital e a conta financeira do balanço de pagamentos, viu? Pois bem… Vamos direto ao ponto para esclarecer aqui no Dicionário de Economia para o CACD qual é o conceito desses dois termos caros da economia!

 

Capitais autônomos e compensatórios

 

Os capitais autônomos são representados pelas transferências voluntárias de capitais, direitos e obrigações dos diversos atores da economia, tanto residentes e quanto não-residentes. Já os capitais compensatórios são relacionados com as contas do governo. Esses dois tipos de capitais somados formam a conta capital e financeira juntas.

 

A conta capital e a conta financeira

 

A conta capital abrange a transferência de ativos reais e financeiras, além de ativos não-financeiros e não produzíveis, como direitos sobre jogadores de futebol, por exemplo. Já a conta financeira reúne os investimentos diretos (aqueles quando há instalação de estrutura produtiva no país), os investimentos de portfólio ou de carteira (ações, títulos de renda fixa, bônus, etc.), derivativos (“contratos financeiros”, como swaps cambiais, que não geram juros, mas que têm valor derivado de outros ativos financeiros), empréstimos e amortizações. 

 

Dentro da classificação apresentada acima, as transações de capital autônomo são aquelas que envolvem os diversos tipos de investimento e transferências de capital, e as transações de capital compensatório são compostas pelas as reservas, empréstimos de regularização e os atrasos. Só para ficar mais claro:

 

1 - Reservas

As reservas podem ser classificadas como haveres no exterior, que são as variações de moeda estrangeira (dólar, euro, etc) e títulos externos de curto prazo e de liquidez imediata. Além disso, as reservas também são compostas por ativos de liquidez internacional à disposição dos residentes, sob a forma de  ouro monetário, posição de reservas no FMI (que não quer dizer empréstimos do FMI) e direitos especiais de saque (moeda escritural criada pelo FMI).

 

2 - Empréstimos de regularização

Os empréstimos de regularização são aqueles empréstimos emergenciais do FMI (que também são registrados na conta financeira, junto com o empréstimos em geral), que geralmente são usados para reequilibrar as contas do balanço de pagamentos. 

 

3 - Atrasos

Como no nome já diz, os atrasados são obrigações vencidas e não pagas.

 

Para resumir tudo:

 

Capitais autônomos 

1- Da conta capital = transferências de capital

2- Da conta financeira = investimento direto, investimento em carteira (ações, títulos de renda fixa, commercial papers), derivativos, empréstimos e amortizações.

 

Capitais Compensatórios

Empréstimos de regularização, atrasos e reservas (ouro monetário, posição de reservas no FMI, haveres em geral no exterior, direitos especiais de saque).

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS