Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

O trabalho do diplomata no exterior

O trabalho do diplomata no exterior

Olá, sapientes!

Aqui no Blog Sapi já explicamos como funciona o trabalho dos diplomatas no Brasil, mas você sabe mesmo como é o trabalho de um diplomata no exterior? A gente te explica! 

 

O corpo diplomático brasileiro no exterior é composto por três tipos de organizações que o MRE chama de “postos”. São elas: embaixadas, repartições consulares e missões ou delegações. 

 

Embaixadas

 

As Embaixadas são responsáveis pelo relacionamento com o Estado onde está situada. Tratam de questões mais relacionadas à política e ao comércio, como acordos bilaterais. 

 

Repartições consulares

As Repartições Consulares auxiliam, principalmente, os brasileiros no exterior, mas também ajudam a comunidade local. Emitem Elas emitem documentos para os brasileiros, como certidão de casamento ou de nascimento e concedem visto para os estrangeiros. 

 

Em diversos países, a carreira diplomática e consular não são integradas como no Brasil, já que funções, privilégios e imunidades das duas carreiras são distintos, por isso é importante prestar atenção a esse detalhe, combinado? 

 

Missões ou delegações 

As Missões ou Delegações representam o Brasil nas organizações internacionais, como a ONU e a OMC.

 

É comum que os diplomatas trabalhem em diferentes funções nesses três tipos de postos, em diferentes momentos da carreira. As funções do diplomata nas embaixadas e delegações, isto é, negociar, informar e representar, acabam sendo o lado mais conhecido da carreira, mas a gente não pode esquecer que os diplomatas brasileiros também trabalham com funções rotineiras e burocráticas nos consulados.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS