Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Divisões de Oriente Médio do Itamaraty

Divisões de Oriente Médio do Itamaraty

Olá, sapientes!

 

Conhecer a organização e o funcionamento do Ministério das Relações Exteriores pode ajudar bastante quando ainda se está decidindo seguir ou não a carreira diplomática. Da mesma forma, pode ser positivo no processo de aprendizado sobre a atuação do Brasil no exterior. Sendo assim, nada melhor do que entender um pouco mais sobre o Oriente Médio ao mesmo tempo em que conhecemos as Divisões do Itamaraty para a região. 

 

Divisões do Oriente Médio

 

O MRE organiza suas relações por meio de diversas Divisões, cada uma responsável por uma região específica do globo.  Em relação ao Oriente Médio, temos a Divisão de Oriente Médio I, que atua nas questões  relacionadas com os países levantinos e da Liga Árabe; e a Divisão de Oriente Médio II, focada nos países do Golfo, do Conselho de Cooperação do Golfo, da Organização da Conferência Islâmica (OIC) e o Irã. Lembrando que a Turquia não faz parte de nenhuma Divisão de Oriente Médio, sendo incluída na Divisão da Europa I.

 

Essas duas Divisões levam em conta os interesses, objetivos e características de cada grupo de países que as integram. Por isso, é importante entender como geógrafos e cientistas políticos classificam e agrupam os países dessa região.

 

"Região Levantina"

 

Começando pelos países do “Levante” ou “região levantina”, que caracteriza aqueles países localizados ao leste do Mediterrâneo, mas sem incluir a Península Arábica, o Cáucaso ou a Anatólia. Esse termo geográfico geralmente é usado para agrupar Síria, Líbano, Jordânia, Israel e Palestina, mas também pode incluir o Iraque, a Arábia Saudita e o Egito. 

 

É interessante notar que o “Levante” passou para o controle da família hashemita após a grande Revolta Árabe de 1916 a 1918 contra o Império Otomano. Naquele momento, o Império Britânico prometeu à família hashemita, baseada no nacionalismo árabe, o controle dessa região como compensação pela luta contra os otomanos. O problema foi que os britânicos também prometeram aos nacionalistas judeus, pela Declaração de Balfour, uma nação para o povo judeu naquela mesma região… Atualmente, essa família controla a Jordânia.

 

Golfo Pérsico

 

Outra classificação geográfica que todo ceacedista precisa conhecer é a do Golfo Pérsico, ou Golfo Árabe, como é mais conhecida a região nos países árabes. Fazem parte do Golfo: Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Iêmen. 

 

O Oriente Médio, de forma completa, geralmente é entendido como a junção da região levantina com o Golfo Pérsico, Egito (no norte da África), Irã (na Ásia Central) e Turquia (no sudeste europeu). No entanto, há também classificações que diferenciam Oriente Próximo, fazendo referência apenas à região do Levante, como também a oposição entre o Machreq, ou Mashrek, a parte oriental dos países árabes, isto é, todos os países árabes situados a leste da Líbia, e Maghreb, a parte ocidental, com forte presença bérbere, que inclui Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia, Líbia e Saara Ocidental, ou seja, são os países ao norte do deserto do Saara.

 

Entendeu o porquê de o MRE precisar de duas Divisões de Oriente Médio? Essa região é realmente muito diversa e de difícil classificação. 

 

Quer se preparar para o CACD, mas não sabe como começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS