Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

O diplomata pode ser considerado um promotor comercial?

O diplomata pode ser considerado um promotor comercial?

Olá, Sapientes!

 

Hoje é dia de falarmos sobre um assunto que costuma nos transportar mentalmente para dentro de uma sala do Itamaraty e nos faz imaginar como serão nossas atribuições em nossa futura carreira. Pois é, hoje nós vamos conversar um pouco mais afundo sobre uma das possíveis áreas de atuação de um diplomata, a área de promoção comercial.

 

Contrariando o que as pessoas costumam associar como trabalho único do Ministério das Relações Exteriores – o de propiciar a relação entre governos –, podemos dizer que é de interesse, também, do Itamaraty facilitar a atuação de setores privados brasileiros na realização de negócios no exterior e atrair investimentos para o nosso país, contribuindo, dessa forma, com o nosso desenvolvimento econômico.

 

Segundo o Regimento Interno da Secretaria de Estado das Relações Exteriores, “incumbe ao MRE desenvolver atividades de promoção comercial do Brasil no exterior, pelo fomento das exportações, investimentos externos, fluxos turísticos, transferência de tecnologia entre empresas e eficiência comercial”. Isso significa poder contar com uma estrutura de mais de cem setores de promoção comercial em embaixadas e consulados brasileiros.

 

Para a realização do trabalho de promoção comercial e atração de investimentos, o MRE conta com a Subsecretaria-Geral de Cooperação e Promoção Comercial (SGEC), à qual está subordinado o Departamento de Promoção Comercial (DPR) e suas respectivas divisões: Divisão de Informação Comercial (DIC), Divisão de Operações de Promoção Comercial (DOC), Divisão de Programas de Promoção Comercial (DPG) e Divisão de Feiras e Turismo (DFT).

 

À DIC compete, dentre outras atividades, coordenar a elaboração de estudos e pesquisas de mercados e produtos e de outros estudos relativos ao potencial exportador brasileiro e atender a consultas do setor privado nacional e dos setores privados estrangeiros. À DOC cabe, dentre outras atribuições, prestar orientação comercial e de outra natureza a exportadores brasileiros, a importadores potenciais de produtos e serviços brasileiros e a empresários estrangeiros interessados em investir ou transferir tecnologia para o Brasil. A DPG, dentre diversas funções, está à frente de acompanhar a logística das atividades voltadas para promoção comercial, captação de investimentos e transferência de tecnologia para empresas. Já a DFT irá, dentre outras atividades, divulgar e promover a participação de empresas expositoras em Feiras e Exposições do MRE no exterior. Uau, é bastante coisa, não acham?

 

Portanto, podemos afirmar, sim, que uma das atribuições concernentes a um diplomata é a de promotor comercial, propiciando a realização de negócios no exterior para empresas brasileiras e coordenando a atração de investimentos estrangeiros para o nosso país. Está aí a importância de estudarmos as dinâmicas do comércio internacional durante nossa preparação para o concurso.

 

Nossa revisão para a prova do CACD 2019 é nesta semana!

 

A prova para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) já está quase aí e, neste momento crucial, toda ajuda para nos lembrarmos do conteúdo estudado é muito bem-vinda, você não acha? É pensando nisso, que, todo ano, o Sapi traz o evento mais importante para quem está prestes a realizar uma prova que testa tantos conhecimentos acerca de matérias tão variadas. Estamos falando do Hora H, um evento presencial, que terá sua transmissão online gravada, para que possamos relembrar os conceitos mais importantes e receber os insights mais quentes para a 1ª Fase do CACD. Serão só dicas boas que poderão, certamente, contribuir com seu desempenho na hora da prova.

 

O – e último – lote para participação no Hora H já está no finalzinho e você poderá escolher entre a modalidade presencial – limitada a apenas 20 vagas – ou a modalidade online, com a possibilidade de assistir a todas as gravações até o dia da prova. E mais, parte do valor arrecadado para o Hora H será revertida para a Casa Gota de Amor, que ajuda crianças com câncer que precisam de tratamento. E aí, curtiu? Então, vem com gente!

 

>>> Saiba mais sobre o último lote do evento Hora H de 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima!
 

o-diplomata-pode-ser-considerado-um-promotor-comercial

ARTIGOS RELACIONADOS