Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

O Itamaraty trabalha com assuntos ligados à cultura brasileira?

O Itamaraty trabalha com assuntos ligados à cultura brasileira?

Olá, Sapientes!

 

Digam uma coisinha aqui pra gente: vocês já pensaram, alguma vez, após serem aprovados no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), em trabalharem em uma área que envolvesse assuntos culturais e de comunicação dentro do Itamaraty? Pois é, essa área existe e ela é denominada Secretaria de Comunicação e Cultura. Está aí uma possibilidade de trabalho que, no mínimo, desperta nossa curiosidade, não é mesmo? Então, vamos juntos entender um pouquinho o papel que essa secretaria e seus respectivos departamentos desempenham.  

 

Recorrendo, mais uma vez, ao Decreto nº 9683/2019, aquele que aprova a estrutura regimental atual do Ministério das Relações Exteriores, vemos que compete à essa secretaria “assessorar o Secretário-Geral das Relações Exteriores nas questões relacionadas com a política educacional e cultural, à comunicação social e à seleção e formação da carreira diplomática”. Assim, constatamos que a estrutura vigente dessa secretaria é subdividida da seguinte forma:

 

  1. Departamento Cultural e Educacional;
  2. Departamento de Comunicação Social;
  3. Instituto Rio Branco.

 

Ao Departamento Cultural e Educacional, é atribuído o trabalho de “propor, em coordenação com os departamentos geográficos [ou seja, os departamentos das áreas temáticas que já trouxemos e outros posts por aqui], diretrizes de política externa no âmbito das relações culturais e educacionais, promover a língua portuguesa, negociar acordos, difundir externamente informações sobre a arte e a cultura brasileiras e divulgar o Brasil no exterior”.

 

Já o Departamento de Comunicação Social é responsável por “promover a articulação entre o Ministério e os órgãos de comunicação de massa; providenciar a publicação oficial e a divulgação das matérias relacionadas com a área de atuação do Ministério; divulgar notas à imprensa; coordenar, em conjunto com a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, a cobertura de imprensa em viagens do Presidente da República ao exterior e no território nacional, quando relacionadas à política externa, e em eventos no Itamaraty; coordenar a cobertura de imprensa em viagens do Ministro de Estado ao exterior, no território nacional e em eventos no Itamaraty; e tratar do credenciamento de jornalistas e de correspondentes estrangeiros”.

 

Por fim, ao nosso velho conhecido Instituto Rio Branco compete “o recrutamento, a seleção, a formação e o aperfeiçoamento do pessoal da Carreira de Diplomata”. Isso significa que o Instituto é incumbido de promover e realizar “os concursos públicos de provas ou de provas e títulos e os cursos que se fizerem necessários (...)”. Sobre os cursos ministrados pelo IRBr, fizemos um post completinho explicando todos eles neste link aqui.

 

E aí, será que a área de comunicação e cultura é pra você?

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

o-itamaraty-trabalha-com-assuntos-ligados-a-cultura-brasileira

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS