Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Relações entre China e Índia

Relações entre China e Índia

Conteúdo postado em 16/09/2020

Olá, sapientes!

 

Nos últimos concursos, durante a terceira fase, o CACD têm trazido questões que não focam apenas na relação de parceiros importantes do Brasil, mas também na interação entre os países de destaque que citamos. Sendo assim, o Blog Sapi trouxe um artigo que resume o relacionamento dos dois gigantes asiáticos. Bora nessa? 

 

China X Índia

 

As relações entre a China e a Índia têm estado cada vez mais tensas nos últimos anos. Conflitos há muito tempo mal resolvidos, e que vinham sendo deixados para conversas futuras, aqueceram as tensões entre esses dois grandes Estados. Após 45 anos de pacificação da região, houve as primeiras trocas de tiros na fronteira não delimitada entre os dois países (próxima ao Tibet), uma área de fronteira que as duas nações tinham, em 1993, acordado em respeitar. Somado a isso, a China vem aproximando-se do antagonista tradicional da Índia, o Paquistão, e de países de tradicional influência indiana, como Myanmar, Nepal e Sri Lanka, além de posicionar-se constantemente contra os interesses indianos na ONU. 

 

Conflitos marítimos

 

Mas, talvez o maior risco de conflito entre Nova Delhi e Beijing esteja nos mares. Desde 2017, a Índia tem exposto certa preocupação em relação ao projeto chinês da Nova Rota da Seda e sua estratégia do Colar de Pérolas Chinês, de expansão de influência e militarização do Oceano Índico. Como resposta, a Índia vem investindo em tecnologia marítima e alguns especialistas  afirmam que ela tem grande potencial para se tornar uma nova potência naval.

 

Conflitos internacionais

 

A China também é o fator central que levou à recente intensificação das relações da Índia com os Estados Unidos. O governo de Narendra Modi tentou, ao mesmo tempo que intensificava a relação entre Índia e os Estados Unidos, não ofender a China no processo. Diferentemente dos EUA, o governo indiano não se pronunciou em relação às violação dos direitos humanos dos uigures, nem sobre a lei de segurança de Hong Kong e as questões no mar do sul da China.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS