Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Alessandro Candeas e Benhur Peruch Viana

Sugestão de leitura para o CACD: Alessandro Candeas e Benhur Peruch Viana

Conteúdo postado em 30/04/2021

Olá, sapientes!

Vocês já estão sabendo do acordo entre o Brasil e os Estados Unidos para o uso da base de Alcântara, né? Ficar de olho nas atualidades é tão importante para a primeira fase quanto para a terceira fase do CACD!

 

Sendo assim, a sugestão de leitura da vez será bastante útil para quem nem sabia que esse acordo existia e, também, para quem quer se aprofundar no tema e ter bastante do que falar na terceira fase. Vamos lá!

 

O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil-Estados Unidos e o Centro Espacial de Alcântara

 

Alessandro Candeas e Benhur Peruch Viana publicaram um artigo acadêmico que cobre tudo que um ceacedista precisa saber sobre a questão da base de Alcântara, além de incluir uma contextualização do tema do programa espacial brasileiro. O artigo nomeado como “O Acordo de Salvaguardas Tecnológicas Brasil-Estados Unidos e o Centro Espacial de Alcântara” abre a revista acadêmica “Cadernos de Política Exterior” (ano VI, número 9,  2020), publicada pela Funag.

 

Esse material é até curtinho, com apenas 22 páginas de extensão, mas, mesmo assim, não deixa de ser uma leitura bastante interessante. Os dois acadêmicos analisam o recente acordo de Salvaguardas tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos, retomam e explicam a versão inicial do acordo, dos anos 2000, analisando o porquê daquele texto inicial não ter sido aprovado pelo congresso brasileiro, sem falar que os dois autores elencam diversos fatores para definir a importância estratégica da base de Alcântara. 

 

O artigo também faz uma síntese dos pontos mais relevantes do texto do acordo e fala um pouco sobre o histórico do programa espacial brasileiro, iniciado na década de 1960. Há, ainda, uma parte do artigo que fala sobre as consequências positivas do acordo para o Brasil, já que faz uma análise da parte mais atual, mais provável de aparecer na prova. 

 

E sabe qual é a melhor parte nisso tudo? Esse artigo pode ser acessado gratuitamente pelo site da Funag ou  clicando aqui!

 

Você está se preparando para a CACD?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS