Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Carolina Maria de Jesus

Sugestão de leitura para o CACD: Carolina Maria de Jesus

Conteúdo postado em 26/09/2019

Olá, Sapientes!

 

É com imensa satisfação que hoje trazemos uma sugestão de leitura para incrementarmos nossa bagagem cultural para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e, ainda, celebrarmos o nascimento de uma autora que, em 2019, completaria 105 anos. Estamos falando de Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras de nosso país e um grande nome para a nossa literatura. Já ouviram falar dela?

 

Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, na cidade de Sacramento, em Minas Gerais, dentro de uma comunidade rural. Filha de pais analfabetos, Carolina de Jesus frequentou a escola, apenas, até o segundo ano primário, porém isso foi tempo suficiente para que ela aprendesse a ler e a escrever e, ainda, desenvolvesse o gosto pela leitura.

 

Em 1937, Carolina mudou-se para a favela do Canindé, na capital de São Paulo, e começou a trabalhar com a coleta de papéis na rua. Nos cadernos que encontrava no lixo, ela registrava a precariedade de sua vida e a indignação que sentia diante de sua situação. Sonhava em ser reconhecida como escritora e, por essa razão, sofria com o desprezo de sua comunidade.

 

Em 1960, finalmente teve sua grande chance e seu primeiro livro, intitulado Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, foi publicado a partir da junção dos escritos de 35 cadernos que guardava como tesouro dentro de seu barraco. Essa obra acabou tornando-se um best-seller, sendo traduzida em 16 idiomas e vendida em 40 países. A partir de então, Carolina pôde mudar-se da favela e levar consigo seus três filhos.

 

Carolina faleceu em 13 de fevereiro de 1977, aos 62 anos, em razão de uma insuficiência respiratória, e, até essa data, havia publicado outras três obras. Após sua morte, outros títulos foram lançados, sob sua autoria, deixando um grande legado para seu nome.

 

Infelizmente, Carolina Maria de Jesus é um nome ainda pouco conhecido em nosso país e cabe a nós mudarmos essa realidade e enaltecermos o trabalho e os méritos dessa grande autora nacional. “Quarto de Despejo”, por exemplo, é uma ótima forma de adentrar seu universo, já que se trata de um livro facilmente encontrado em livrarias físicas ou virtuais e, até, em grandes sebos. E aí, curtiram a ideia?

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-carolina-maria-de-jesus

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS