Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Clarice Lispector

Sugestão de leitura para o CACD: Clarice Lispector

Conteúdo postado em 04/12/2020

Olá, sapientes!

 

A mistura de sentimentos, impressões, memórias e imaginação é que faz o texto de Clarice Lispector ser tão único e tão interessante. E as obras de Clarice não poderiam estar de fora da prova de português do CACD, né? Então, que tal entender as características da literatura dessa escritora? Vamos nessa!

 

A narrativa de Clarice

 

Durante as narrativas, Clarice não considera os fatos importantes, mas sim como seus personagens interpretam e se sentem em relação ao fato em questão. É por esse motivo que sua narrativa é considerada “interiorizada”, centrada na vivência interior da personagem (ou do narrador), no lugar da comum narrativa direcionada para os cenários, os panos de fundo dos fatos. 

 

Geralmente, os personagens de Clarice são tensos, com um certo incômodo de “não caberem direito em si mesmos”. Costumam representar a alienação da vida nas grandes cidades e as exigências sociais sobre as pessoas. Nesses momentos, Clarice ignora as técnicas de narração tradicional do romance, e confunde a identidade do narrador e dos personagens ao, muitas vezes, expressar questões da própria existência. 

 

Não podemos esquecer da importância dada para a epifania nas obras de Clarice. As obras da autora são, geralmente, guiadas por quatro momentos: rotina usual; pressentimento de que algo vai acontecer; um fato causador de um “momento de iluminação” que ocorre; e a apresentação de uma personagem transformada, que, agora, “cabe em si mesma”.

 

Interessante, né? Agora corre ler uma das obras dela agora mesmo!

 

E como eu me preparo para o CACD 2020?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS