
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Os romances de Machado de Assis sempre surpreendem, não é mesmo? Por isso, o Blog Sapi resolveu trazer “Esaú e Jacó” para complementar a bagagem literária de vocês. Bora nessa?
Sobre o livro
“Esaú e Jacó” talvez não seja o livro mais famoso de Machado de Assis, mas é um romance que todo ceacedista deveria ler. Quer saber o porquê disso? Pois bem… A história se passa exatamente no período do final do Império e início da República, um dos momentos históricos mais cobrados em todas as fases do concurso. Sem falar que as sátiras e críticas sociais feitas por Machado no livro podem ajudar (e muito!) na construção de uma análise crítica em respostas discursivas sobre o tema.
O romance conta a história de dois irmão, gêmeos idênticos, Pedro e Paulo, filhos de Natividade, que representa a própria nação brasileira. Com um sendo republicano e o outro monarquista, os dois irmão disputam por tudo desde o ventre da mãe até a fase adulta, quando os se apaixonam pela mesma mulher. Nem mesmo o início da República não acalma a rivalidade dos irmãos, que continuam em lados opostos do parlamento.
Penúltimo livro de Machado de Assis, “Esaú e Jacó” foi publicado em 1904 e escrito no período de transição entre formas de governo. A obra, assim como outros romances machadianos, revela, por meio da ironia característica de Machado, o contexto social e político vivido pelo escritor. Merece ir para nossa listinha de livros para ler, né?
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.