Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Euclides da Cunha

Sugestão de leitura para o CACD: Euclides da Cunha

Conteúdo postado em 12/09/2019

Olá, Sapientes!

 

Seguindo o mesmo clima daquela nossa dica de leitura sobre Cora Coralina – vocês se lembram? –, hoje é dia de trazer uma sugestão de obra também inspirada em uma efeméride. Sim, em 15 de agosto deste ano, completaram-se 110 anos da morte de Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha, ou, simplesmente, Euclides da Cunha, o grande escritor e jornalista brasileiro responsável por retratar tão detalhadamente a Guerra de Canudos.

 

E, então, vocês devem estar pensando: “lá vem o Sapi querendo que eu leia ‘Os Sertões’ a esta altura do campeonato”. Bem, vamos ser sinceros. Em plena véspera de segunda fase para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) 2019, seria irresponsável querer encarar uma obra de 500 a 700 páginas, dependendo da edição, não é verdade? É, por essa razão, que nossa dica da semana é encontrar alternativas para assimilar a essência de obras icônicas na história da literatura brasileira, porém de uma forma mais rápida, prática e – por que não? – prazerosa.

 

Vocês já ouviram falar nas chamadas graphic novels, ou, em português, nos romances gráficos? Não? Pois está aí uma ótima e divertida maneira de aproveitar os momentos de lazer e adentrar o conteúdo de um livro, mesmo ele sendo uma densa epopeia da vida sertaneja. Estamos nos referindo à obra Os Sertões: A Luta, roteirizada por Carlos Ferreira e ilustrada por Rodrigo Rosa, em que o principal episódio de “Os Sertões” vira uma bela e sombria história em quadrinhos.

 

Claro que somente a leitura de uma HQ não será suficiente para a composição de uma redação de segunda fase, no entanto, se aliada a um bom resumo – desses encontrados na internet mesmo –, construiremos um conhecimento bastante reforçado acerca da obra em questão, sem termos que despender tanto tempo em cima de suas inúmeras páginas. Fora que ter uma coleção cult de quadrinhos inspirados em clássicos literários brasileiros é para poucos, vocês não acham?

 

Podemos encontrar esses romances gráficos, em versões físicas ou em livros digitais, nas mais diversas livrarias do país. Até porque eles não são nada raros e, também, não possuem grande demanda. E, se rolar uma pesquisa antes, o preço dessas obras pode sair bem mais atrativo do que a gente imagina. Por que não tentar?

 

Você prestou a prova do CACD 2019?

 

Então, este convite é para você! Está acontecendo o nosso 4º Congresso Nacional dos Aspirantes à Carreira de Diplomata (CONACD), trazendo o melhor raio-x sobre tudo o que caiu no CACD 2019. São 8 dias de evento, com painéis destinados a cada uma das disciplinas cobradas na primeira fase do concurso e com uma análise completa feita por nossos professores especialistas em aprovação. Portanto, se você está procurando uma correção comentada de cada uma das questões da prova, com orientações para possíveis recursos e download de uma planilha exclusiva para cálculo da nota de corte, você não pode perder essa oportunidade. Ah, e o melhor: é tudo on-line e gratuito!

 

>>> Garanta sua presença no 4º CONACD clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-euclides-da-cunha

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS