Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Ferreira Gullar

Sugestão de leitura para o CACD: Ferreira Gullar

Conteúdo postado em 03/07/2020

Olá, sapientes!

 

Conhecem a obra de Ferreira Gullar? Esse poeta, jornalista e crítico de arte é um dos precursores do movimento neoconcreto no Brasil. Querem saber um pouco mais sobre ele?

 

Quem foi Ferreira Gullar

 

Ferreira Gullar começou a carreira literária aos 19 anos, em 1949, quando publicou seu primeiro livro, “Um pouco acima do chão”. Sua produção poética foi inicialmente bastante influenciada pelo concretismo, porém, a corrente limitava a expressão dele e não o permitia falar como queria dos temas sociais caros do contexto sociopolítico do Brasil da década de 1950.

 

O Manifesto do Neoconcretismo

 

Assim, juntamente com Lygia Clark e Hélio Oiticica, ele lança o movimento "Manifesto do Neoconcretismo" e inicia uma literatura experimental, radical e engajada no final da década de 1950. O neoconcretismo surge, dessa forma, no Rio de Janeiro, como um meio de dar mais espaço ao caráter humano da arte em cooperação com a produção mecânica da corrente concreta paulista.

 

No manifesto desse movimento literário, Gullar revela que o neoconcretismo havia nascido da necessidade estabelecer uma estética que permitisse evidenciar a complexidade da sociedade moderna e do desejo de abandonar a racionalidade e o cientificismo que haviam sido introduzidos na arte e na literatura por influência do positivismo.

 

Ferreira Gullar é considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX, então, que tal se deliciar nos seus poemas vanguardistas enquanto estuda para o Concurso da Diplomacia

 

Você está se preparando para a CACD 2020?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima sugestão de leitura!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS