Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: História da Geografia

Sugestão de leitura para o CACD: História da Geografia

Conteúdo postado em 08/08/2019

Olá, Sapientes!

 

Hoje estamos trazendo uma dica quente e suficientemente neutra para uma matéria em que a abordagem polêmica provavelmente será evitada no exame do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) que se aproxima. A matéria a que nos referimos é a nossa amada e admirada Geografia e a sugestão que trazemos – na verdade, as sugestões – aborda o item 1 inteirinho do conteúdo programático dessa disciplina: História da Geografia. Curiosos para saber? Então, vamos conferir!

 

Bem, a primeira sugestão não é novidade para os candidatos que já iniciaram seus estudos na matéria há algum tempo. Aliás, esta costuma ser uma das primeiras indicações de leitura que os professores de Geografia mencionam, pois, de fato, trata-se de uma excelente introdução ao pensamento geográfico. É a obra Geografia: Pequena História Crítica, do renomado geógrafo brasileiro Antonio Carlos Robert Moraes. Sua leitura é realmente muito rápida, já que é um livro de bolso de apenas 152 páginas. Mas não se enganem! Seu conteúdo é muito valioso e abre nossa mente para compreendermos de verdade a construção do saber geográfico.

 

Já a segunda sugestão, mesmo abrangendo uma temática semelhante, não costuma ser tão conhecida pelos candidatos aspirantes à carreira de diplomata. Trata-se da obra História da Geografia, do respeitado geógrafo francês Paul Claval. Esse já é um livro um pouco mais denso, embora possua 140 páginas, mas de linguagem igualmente fluida e esclarecedora. Aborda a epistemologia da Geografia com profunda maestria e nos mostra que “a história da geografia só se elucida verdadeiramente quando se tem em conta o contexto intelectual e político-administrativo que caracteriza cada época”.

 

Ambas as obras são facilmente encontradas em livrarias físicas e virtuais, bem como, de segunda-mão, em sebos espalhados pelo país. O título de Antonio Carlos Robert Moraes costuma ter um preço bem mais acessível que o de Paul Claval, mas o conteúdo de um vai acabar complementando o do outro. É um investimento do qual dificilmente nos arrependeremos em fazer.

 

E aí, já se inscreveu para a prova do CACD 2019?

 

Então, esta novidade é para você! Com a prova do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) se aproximando, toda ajuda para lembrar do conteúdo estudado é muito bem-vinda, você não acha? E é pensando nisso, que, todo ano, o Sapi traz o evento mais crucial para quem está prestes a realizar uma prova que testa tantos conhecimentos acerca de matérias tão variadas. Estamos falando do Hora H, um evento presencial, que terá sua transmissão online gravada, para que possamos relembrar os conceitos mais importantes e receber os insights mais quentes para a 1ª Fase do CACD. Serão só dicas boas que poderão, certamente, contribuir com seu desempenho na hora da prova.

 

O 2º lote para participação no Hora H já foi liberado e você poderá escolher entre a modalidade presencial – limitada a apenas 20 vagas – ou a modalidade online, com a possibilidade de assistir a todas as gravações até o dia da prova. E mais, parte do valor arrecadado para o Hora H será revertida para a Casa Gota de Amor, que ajuda crianças com câncer que precisam de tratamento. E aí, curtiu? Então, vem com gente!

 

>>> Saiba mais sobre o 2º lote do evento Hora H de 2019 clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-historia-da-geografia

ARTIGOS RELACIONADOS