Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: João Cabral de Melo Neto

Sugestão de leitura para o CACD: João Cabral de Melo Neto

Conteúdo postado em 06/11/2020

Olá, sapientes!

 

O modernismo é uma das escolas literárias mais presentes na primeira e segunda fase de protuguês do CACD. Sendo assim, que tal conhecer mais um ilustre representante do modernismo brasileiro? A indicação de hoje vai ser sobre João Cabral de Melo Neto (1920-1999), um grande nome da terceira fase da poesia modernista.

 

As obras de Melo Neto

 

A última fase da poesia modernista é marcada pela experimentação linguística. E Melo Neto, ditando essa tendência, propôs a produção de poemas mais “limpos”, com menos adjetivos e livres de excessos. A poesia que ele publicou foi geralmente mais racional e menos emotiva que a das fases anteriores, já que tinha o objetivo central de estimular a reflexão. “Morte e Vida Severina” (1955), no entanto, é uma exceção na produção desse poeta, por ser carregado de emoção. Nesse longo poema, que acabou se tornando sua produção mais famosa, o autor expressa o sofrimento dos retirantes no período de seca.

 

Na verdade, o trabalho rigoroso da estética e da linguagem poética, juntamente com as temáticas de análise sociológica, é que são as reais marcas da produção de João Cabral de Melo Neto. Em “Alguns Toureiros”, um poema que mescla a paisagem do sertão de Recife com a da Espanha, onde atuou como diplomata, o poeta usa um grande rigor estilístico para falar sobre as dificuldades do fazer poético “sem perfume”, evitando o sentimentalismo, como é característico de sua produção. 

 

 

E como eu me preparo para o CACD 2020?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS