Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: José de Alencar

Sugestão de leitura para o CACD: José de Alencar

Conteúdo postado em 03/10/2019

Olá, Sapientes!

 

Hoje nós trazemos mais um autor brasileiro que faz parte das grandes efemérides de 2019. Estamos falando de José Martiniano de Alencar, ou, simplesmente, José de Alencar, que, recentemente, completou 190 anos da data de seu nascimento. Taí um motivo mais que suficiente para indicarmos uma de suas icônicas obras na sugestão de leitura da semana, vocês não acham?

 

José de Alencar nasceu em 1º de maio de 1829, no então município de Messejana, que, hoje, é integrado à cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Alencar formou-se em Direito, pela Faculdade de Direito de São Paulo, e ocupou as funções de folhetinista, romancista, dramaturgo, crítico literário e, até, de político, quando assumiu o posto de Ministro da Justiça durante o Segundo Reinado.

 

Pertencendo ao período romântico no Brasil, produziu obras classificadas como romances urbanos, romances regionalistas, romances históricos, romances indianistas e, até, peças de teatro. E nós sabemos muito bem disso, já que, durante nossa formação no ensino secundário, nós, certamente, estudamos a importância de Alencar para a literatura brasileira e para a construção da identidade nacional.

 

E, se vocês tiveram como parte da lista de leituras obrigatórias para o vestibular uma das obras pertencentes à chamada “trilogia indianista de José de Alencar” – ou seja, “O Guarani”, “Iracema” e “Ubirajara” –, devem lembrar-se da experiência dificultosa ou, em alguns casos, traumática de tentar compreender o rebuscado vocabulário utilizado pelo autor, não é mesmo?

 

Bem, por mais estranho que pareça, a nossa sugestão da semana é justamente uma das obras dessa trilogia, porém em uma versão que pode fazer vocês realmente curtirem a experiência de leitura e darem uma nova chance a esse grande clássico. Estamos falando de Iracema, publicado pela Editora Panda Books, em 2015, cujo texto, em seu formato integral, vem recheado de notas comentadas, explicações de vocabulário, imagens das personagens e, até, árvores genealógicas. É uma edição de encher os olhos, caríssimos Sapientes.

 

Para adquiri-la, não haverá nenhuma dificuldade, pois trata-se de uma publicação relativamente nova, a qual pode ser encontrada, por um preço bem razoável, em livrarias ou em sebos. Se não puderem despender o valor no momento, recomendamos, também, a versão ilustrada e gratuita do repositório da Câmara dos Deputados, porém sem os extras encontrados na edição da Panda Books. Vale a pena dar essa chance!

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-jose-de-alencar

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS