Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Mapa inédito de biomas

Sugestão de leitura para o CACD: Mapa inédito de biomas

Conteúdo postado em 07/11/2019

Olá, Sapientes!

 

Atenção, senhores aspirantes à carreira diplomática, que a sugestão de leitura desta semana é para nenhum candidato ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) botar defeito. Há poucos dias, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou um mapa inédito de Biomas e Sistema Costeiro-Marinho brasileiro, contendo toda sua representação de limites e com um detalhamento 20 vezes maior que o da edição anterior, publicada em 2004. E aí, ficaram interessados?

 

Pois bem, o novo mapa foi obtido por meio de técnicas e critérios revisados e aprimorados, e incorpora avanços e colaborações de instituições e de profissionais de diversas áreas de ciências da Natureza, com o objetivo de fazer um retrato detalhado dos limites dos biomas continentais do território brasileiro — Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa – e do Sistema Costeiro-Marinho brasileiro.

 

O mapa mostra, ainda, os conjuntos de vida vegetal e animal, constituídos pelos agrupamentos de tipos de vegetação, e, pela primeira vez, apresenta o Sistema Costeiro-Marinho, que abrange o litoral brasileiro e inclui áreas de mangue, dunas e praias, dentre outras. Dessa forma, a nova publicação poderá contribuir com a gestão sustentável dos recursos naturais, desde a sua popularização na educação básica até o apoio ao estabelecimento de políticas públicas.

 

Seguindo o formato das demais publicações do IBGE, todo esse material é disponibilizado gratuitamente. É só clicar neste link aqui, para ter acesso a mais informações sobre a publicação e à preciosa área de download, que contém os documentos, mapas e até vetores referentes aos Biomas e ao Sistema Costeiro-Marinho brasileiro. Ah, e lá na parte de “documentos”, vocês vão encontrar uma síntese contendo a descrição de cada um dos biomas, o que vai dar aquela encorpada no caderno. Isso sim é um presente e uma atualização mais que bem-vinda para os nossos estudos de Geografia do Brasil. E aí, partiu baixar todo esse material?

 

Ser diplomata é o seu objetivo de vida?

 

Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o CACD agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!

 

>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima sugestão de leitura!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-mapa-inedito-de-biomas

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS