
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, Sapientes!
Ontem, 20 de novembro, foi feriado em algumas cidades, em função do Dia Nacional da Consciência Negra. Pensando nisso, resolvemos trazer uma sugestão de leitura de uma autora que não só foi a primeira mulher e a primeira negra a publicar um romance no Brasil, como também foi considerada a precursora da temática abolicionista em nossa literatura. Que currículo, vocês não acham? Depois dessa, só nos resta conferir quem é a escritora escolhida para a semana. Vamos lá?
Bem, estamos falando de Maria Firmina dos Reis, nascida em 1822, em São Luís, no Maranhão. Maria Firmina começou sua carreira, em 1847, como professora de primeiras letras, a qual exerceu até o ano de 1881. Em 1876, ela fundou, em um barracão dentro de uma propriedade de um senhor de engenho, uma classe mista e gratuita para alunos que não tinham condições de arcar com seus estudos. Essa foi uma iniciativa ousada para a época, pois colocava em igualdade a necessidade do ensino para meninas e meninos.
Em 1859, Maria Firmina publicou sua primeira e mais importante obra intitulada Úrsula, que passou a ser considerada o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil. Trata-se, também, de uma obra inovadora em sua abordagem, pois, pela primeira vez, a escravidão foi criticada abertamente em uma publicação. Estão aqui motivos mais que suficientes para prestigiarmos essa obra e darmos o devido reconhecimento a uma autora tão desbravadora em nossa história literária.
Tendo em vista os muitos anos de sua primeira publicação, esse livro é facilmente encontrado, em livrarias e sebos espalhados pelo país, por um preço bastante acessível. E, recentemente, a Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados publicou um compêndio de várias obras de Maria Firmina, o qual pode ser baixado gratuitamente por este link aqui. Não tem desculpa para não ler, não é mesmo?
Ser diplomata é o seu objetivo de vida?
Então não perca a oportunidade de estudar com a gente. Se você está começando seus estudos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) agora, o Sapientia acaba de abrir novas turmas para o Curso Regular Extensivo (CRE), com orientações passo a passo acerca de todo o conteúdo necessário a ser estudado e a bibliografia indicada para cada item do edital. Sem contar que as aulas são on-line e 100% inéditas, com plantão de dúvidas diretamente com nosso time de experts e material em PDF disponibilizado aos alunos. Curtiu? Então, vem com a gente!
>>> Saiba mais sobre o nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima sugestão de leitura!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.