
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
O escritor, jornalista e dramaturgo Nelson Falcão Rodrigues (1912-1980) deixou como legado para a literatura brasileira não apenas romances, contos e crônicas, como também 17 peças que o colocam entre os nomes mais relevantes do teatro brasileiro e universal. Por essa razão, a Sugestão de Leitura da vez é a peça “Vestido de Noiva”. Bora nessa?
Vestido de Noiva
Encenada pela primeira vez em 1943, “Vestido de Noiva” é a peça de teatro de Nelson Rodrigues que tem a subdivisão simultânea do palco em três maneiras distintas, representando o plano da realidade, o plano da alucinação e o plano da memória da protagonista Alaíde. Não por acaso, as inovações estéticas da peça representam o processo de modernização do teatro brasileiro.
O enredo
O enredo tem início com a personagem Alaíde, que, após ser atropelada, oscila entre a realidade, a memória e a alucinação. Por meio de delírios, o leitor ou espectador é levado a transitar também por esses diferentes planos e a perceber a história de um triângulo amoroso entre ela, sua irmã Lúcia e seu noivo Pedro, fazendo surgir a dúvida, inclusive, quanto à premeditação ou não de seu atropelamento por parte dos dois.
Interessante, né? Por isso, não deixe de colocar esta obra na sua listinha de leituras para se preparar para o CACD!
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.