
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, futuros diplomatas!
Entre 2004 e 2017, o Brasil comandou o componente militar da MINUSTAH, a missão de paz da ONU no Haiti, sendo de grande importância para a reestruturação desse frágil país. Mas por que o Haiti é hoje o país mais pobre da região se foi a primeira nação da América Latina a alcançar a independência? C. L. R. James responde essa e outras questões no livro Jacobinos Negros: Toussaint L'Ouverture e a Revolução de São Domingos. Então confere a sugestão de leitura dessa semana!
Mesmo tendo sido escrito em 1938, ainda hoje é uma tarefa difícil encontrar algum estudo sobre escravidão e abolição no Haiti que não cite o livro Jacobinos Negros. Publicando o livro na década de 1930, durante o auge dos fascismos em todo o mundo, C. L. R. James passou por cima de preconceitos raciais e mostrou o valor da luta da população haitiana.
O autor faz um relato minucioso da insurreição de escravos que teve início em 1791 e expulsou os colonizadores franceses de São Domingos, antigo nome do país. A colônia era conhecida como a "pérola das Antilhas" durante o século XVIII, devido a sua gigantesca produção de açúcar e grande importância para a economia francesa. Com uma população negra escrava muito maior que a branca livre, não é difícil entender porque a revolução pôde, em pouco tempo, tomar o poder do país e estabelecer a primeira república da América Latina. No Brasil, a independência do haiti gerou o chamado “medo do haitianismo”, temor de uma revolução movida pela grande população negra, daí o incentivo ao projeto de “embranquecimento” da população desde o século XVIII.
Apesar da vitória contra a potência europeia, o Haiti foi isolado da economia internacional, dando um destino trágico para a economia do país, que até então era dependente da exportação do açúcar. Na época, até Estados Unidos, que já era uma república, continuava sendo uma sociedade escravocrata. No final, a ilha caribenha foi "condenada" ao atraso por sua ousadia.
De forma geral, Jacobinos Negros é uma boa fonte de estudo sobre a revolta dos explorados contra os exploradores, dos negros contra a escravidão, da América Latina contra o colonialismo e das formas de opressão contra as quais se levantou a revolução haitiana.
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Bons estudos e boas leituras!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.