Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Paixão da Terra - Ensaios Críticos de Ecologia e Geografia

Sugestão de leitura para o CACD: Paixão da Terra - Ensaios Críticos de Ecologia e Geografia

Conteúdo postado em 07/05/2021

Olá, sapientes!

 

Tem muito ceacedista por aí que fica de cabelos em pé só de pensar no edital de geografia por ser uma matéria da qual pode cair um pouco de tudo na prova. É por isso que, desta vez, o Blog Sapi vai indicar uma leitura ótima para cobrir, pelo menos, uma boa parte dos pontos mais relevantes do tópico do edital sobre geografia e gestão ambiental. 

 

"Paixão da Terra - Ensaios Críticos de Ecologia e Geografia”

 

Sem enrolação, a sugestão de leitura da vez é o livro “Paixão da Terra - Ensaios Críticos de Ecologia e Geografia”, publicado em 1984 pelo geógrafo, professor titular da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Laboratório de Estudos de Movimentos Sociais e Territorialidades (LEMTO), Carlos Walter Porto Gonçalves. Apesar de não ser uma publicação muito recente, escolhemos esse livro por ser um excelente instrumento para analisar a relação entre os temas ecológicos e sociais da geografia, o que é muito importante para responder as questões discursivas do concurso. 

 

O livro começa com um estudo sobre o início efetivo das mobilizações internacionais em prol da proteção do meio ambiente, que ocorreram principalmente após a conferência de Estocolmo de 1972, para dar seguimento à análise de questões associadas com a ecologia que são de grande importância para as políticas de combate às mudanças climáticas na atualidade.

 

Além disso, a publicação é bastante interessante porque a experiência de Carlos Walter com os estudos na área de Geografia Social contribuem fortemente para a formulação das ideias do autor nesse livro. “Paixão da Terra” é um compilado de artigos do geógrafo, todos tratando do vínculo entre a sociedade e a natureza sob o viés ecológico e geográfico. Nisso, os conflitos sociais, a justiça territorial e a ecologia política são os pilares centrais que guiaram o estudo geográfico apresentado no livro.

 

Ainda assim, a gente não pode esquecer que, como todo bom clássico do estudo da geografia crítica, o livro apresenta um viés marxista. A respeito das críticas na atualidade aos estudos marxistas que acompanharam a maior parte das publicações dos intelectuais brasileiros, principalmente os estudiosos da geografia e da história, no contexto pós-ditadura de 1964, o livro de Carlos Walter Porto Gonçalves continua sendo uma ferramenta bastante útil para os estudos do CACD. Nessa publicação, o marxismo está presente principalmente na ênfase na análise das disputas entres os grupos sociais pelos usos e pela ocupação do espaço.

 

Já deu para perceber que não dá para deixar essa leitura de lado, né?

 

E como eu me preparo para o CACD?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS