
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
O relatório publicado anualmente pelo ACNUR é uma das principais fontes de dados para as questões da primeira fase do CACD que tratam de migração. É por isso que os professores de geografia sempre recomendam a leitura integral do relatório mais recente.
Por isso mesmo, o blog Sapi vai dar uma forcinha para quem ainda não está acostumado com a leitura desse tipo de relatório da ONU, resumindo os pontos mais importantes do "Global Trends: Forced Displacement in 2020''.
Antes de começar, é bom ter em mente que o impacto da pandemia nas migrações internacionais ainda não está bem claro. No entanto, foi percebido a chegada de cerca de 1,5 milhão de pessoas a menos do que esperado em condições normais.
1 em cada 95 pessoas
Barreiras sanitárias foram impostas em diversos países para dificultar os deslocamentos populacionais e evitar a dispersão da COVID-19. Ainda assim, 1 em cada 95 pessoas se encontra em situação de migração forçada, o que representa um drástico aumento em relação a 2010, quando a situação era de 1 em cada 159 pessoas.
Países que mais acolhem refugiados
A Turquia continua sendo o país que mais recebe refugiados, acolhendo um número que chega a quase 4 milhões de deslocados forçados, advindo principalmente da Síria. A Colômbia ficou em segundo lugar, recebendo mais de 1,7 milhão de imigrantes venezuelanos, como já apontava o relatório do ano passado. Em seguida, está a Alemanha, com 1,5 milhão de refugiados (destes, 44% são provenientes da Síria), e o Paquistão e Uganda, com 1,4 milhão cada.
Países com o maior número de pessoas deslocadas forçadamente
Os cinco países com o maior número de pessoas deslocadas forçadamente para além das fronteiras nacionais são, em ordem, Síria, Venezuela, Afeganistão, Sudão do Sul e Mianmar. Mais de 80% dos refugiados sírios permanecem em países vizinhos. O mesmo ocorre com mais de 70% dos migrantes venezuelanos.
Mas, já adiantamos que não basta ler só esse resumo que fizemos, ok? O melhor é estudar o relatório na íntegra. E, para isso, basta clicar aqui.
Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.