Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Tudo que você precisa saber sobre Israel para o CACD

Tudo que você precisa saber sobre Israel para o CACD

Conteúdo postado em 23/06/2021

Olá, sapientes!

 

Você sabia que Israel é um país do Oriente Médio com grande identidade europeia? É só observar como esse país faz parte do Eurovision, um concurso de talentos musicais de “países europeus”, e disputa como parte da Liga Europeia de Futebol.

 

Além disso, as questões culturais são mais um motivo pelo qual Israel passou diversas décadas isolado na região. No entanto, aparentemente, esse isolamento tende a ser revertido nos próximos anos, caso as condições e vantagens para que isso ocorra continuem.

 

Em 2020, Israel assinou o terceiro acordo de paz com um país árabe, os Emirados Árabes Unidos, desde a declaração de independência, em 1948. Antes desse acordo, só o Egito e a Jordânia mantinham relações diplomáticas com Israel. Em seguida, o Bahrein e o Sudão também estabeleceram relações com Israel. Além disso, apesar da tradicional oposição da Arábia Saudita, o príncipe regente Mohammed Bin Salman mostrou aprovação velada às normalizações diplomáticas.

 

Razões para acordos de paz

 

Algumas das razões que podem ser apontadas como influenciadoras desses acordos de paz são o florescimento e a diversificação da economia israelense e a importância dos israelitas para o turismo na região. O país é um grande desenvolvedor de tecnologia militar, sendo um grande exportador de aviões militares e outros equipamentos e armamentos estratégicos.

 

Os Estado Unidos foram o grande mediador desses três últimos acordos de paz, mas, diferentemente do que parece, a aproximação com os EUA é bastante recente. Israel surgiu na década de 1940 como um país pequeno sem vantagens que superassem, para os EUA, o fim das relações com países árabes. Foi só com a Guerra dos Seis Dias que isso começou a mudar. A vitória de Israel, sozinho, contra os aliados da então União Soviética (Egito, Síria e Iraque) chamou a atenção dos Estados Unidos para o país judeu.

 

Atualmente, os Estados Unidos são o principal parceiro comercial de Israel e o principal destino das exportações israelenses (29%), mas as relações com a China também vêm crescendo nos últimos anos e, hoje, a China já é o segundo parceiro comercial de Israel, sendo o destino de 8% de seus produtos. O terceiro principal parceiro é a Holanda, um dos principais parceiros comerciais de diversos países do mundo por causa do porto de Rotterdam, que conseguiu superar a Argentina como terceiro parceiro comercial do Brasil em 2019.

 

Agricultura x Israel

 

Outro ponto importante sobre Israel é a agricultura. Apesar de pouco representativa no PIB do país, já que importa quase 80% dos grãos, a agricultura israelense é bastante relevante para a região. Israel superou as limitações com o território com apenas 20% de área agricultável, o clima árido e o solo pouco fértil ao investir em inovação e tecnologia, tornando o país um importante produtor e exportador de frutas cítricas da região. 

 

A água, independentemente do desenvolvimento tecnológico, não deixou de ser um bem precioso, com a agricultura dependendo da irrigação de gotejamento. É por isso que o país buscou anexar o vale do rio Jordão e as colinas de Golan, que também têm água, além de um grande peso estratégico para o enfrentamento dos sírios.

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS