
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Como todo tratado internacional, o Protocolo de Nagoia precisava da autorização do Congresso Nacional e da promulgação de um decreto presidencial para entrar em vigor no Brasil. Em julho, a Câmara dos Deputados aprovou o texto do protocolo e no início de agosto o Senado também deu a aprovação. Agora, o projeto de lei só precisa da aprovação presidencial para ser internalizado ao ordenamento jurídico brasileiro.
Objetivos do Protocolo
O documento, que estabelece as regras para as pesquisas genéticas, para os ganhos monetários com a biodiversidade e a utilização do conhecimento tradicional de comunidades indígenas e locais, tem como objetivo central garantir a justa distribuição de lucros gerados com a biodiversidade de uma nação. Nele ficam definidos o pagamento de royalties, normas de estabelecimento de joint ventures (associação de empresas) e mesmo regras relacionadas com o financiamentos de pesquisa e transferência de tecnologias entre diferentes países.
O protocolo foi formulado com o incentivo do Brasil, um dos países com a maior biodiversidade do mundo, para ser um dos acordos acessórios à Convenção sobre Diversidade Biológica, e começou a ser discutido durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em 1992 (Eco-92). Seu texto final foi estruturado durante a 10ª Conferência das Partes da Convenção (COP-10), em 2010, no Japão, e obteve a assinatura do Brasil já no ano seguinte.
A ratificação contribuirá com a melhora da imagem internacional do Brasil, uma vez que o protocolo de Nagoia também é centrado no incentivo à proteção ambiental, além de apresentar o benefício potencial de se tornar uma fonte de renda para promover a estabilidade e melhora na condição de vida da população amazônica.
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Bons estudos e até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.