Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Fatos Históricos

Estados que não existem mais, mas que você precisa conhecer!

Estados que não existem mais, mas que você precisa conhecer!

Conteúdo postado em 09/09/2020

Olá, sapientes!

 

Como a lista de estados que não existem mais atualmente é longa, é melhor irmos logo direto ao ponto! Então, já pega um papel e uma caneta para anotar tudo, porque saber essas coisas pode ser muito importante na sua preparação para o CACD. 

 

Prússia

Todo mundo estudou sobre a unificação tardia da Alemanha no colégio, mas nem todo mundo se lembra que parte do que é a Alemanha hoje, já foi a Prússia um dia… Estudar a Prússia é essencial para entender a história e política internacional do século XIX e XX, principalmente por causa de Otto von Bismarck, o chanceler de ferro da Prússia e um dos grandes formuladores das relações internacionais de sua época.

 

Sacro Império Romano-Germânico

Ok, vamos continuar falando do que vai vir a ser a Alemanha… Esse império tem fim com a dominação da Era Napoleônica e sua importância está exatamente em como chegou a esse fim. Napoleão foi derrotado, mas a influência dos valores liberais e iluministas trazidos com a sua dominação foram mantidos e contribuíram para a formação da Alemanha.

 

Grã-Colômbia

Infelizmente, essa República não durou muito tempo. Foi um sonho de Simón Bolívar, de unificação da América espanhola, que morreu poucos meses depois de seu grande líder. A Grã-Colômbia foi composta pela unificação dos cabildos que hoje formam a Colômbia, o Panamá, a Venezuela e o Equador. 

 

Império Otomano

Esse foi o epicentro da Primeira Guerra Mundial. A economia do Império era baseada no comércio, já que por muito tempo ele foi a principal rota comercial entre Europa, África e Ásia. Após séculos de dominação nos Balcãs, o Império Otomano passou por um grande enfraquecimento no século XIX. Como consequência do colonialismo, suas rotas passaram a não ser mais tão necessárias. Com o “gigante doente da Europa” cada vez mais indefeso, todo mundo queria tomar um pedacinho dele pra chamar de seu (e aí já dá para imaginar o que aconteceu…).

 

República Árabe Unida

Foi essa República que deu nome e prestígio ao pan-arabismo de Nasser. A República Árabe Unida foi uma união que começou em 1958 com Egito, Síria e Iêmen, mas que esperava poder um dia incluir todo o mundo árabe. Porém, devido às desavenças entre Síria e Egito, Nasser, em 1961, assina o fim da união.

 

Iugoslávia

Por fim, temos a Iugoslávia, país balcânico, que já foi parte do Império Austro-Húngaro, sendo um dos novos Estados que surgiram com o fim da Primeira Guerra Mundial. Com a queda da monarquia em 1953, torna-se uma república socialista governada até 1980 por Josip Broz Tito, conhecido por ter feito de seu país a nação socialista mais liberal da Europa.

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS