
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Como a lista de estados que não existem mais atualmente é longa, é melhor irmos logo direto ao ponto! Então, já pega um papel e uma caneta para anotar tudo, porque saber essas coisas pode ser muito importante na sua preparação para o CACD.
Todo mundo estudou sobre a unificação tardia da Alemanha no colégio, mas nem todo mundo se lembra que parte do que é a Alemanha hoje, já foi a Prússia um dia… Estudar a Prússia é essencial para entender a história e política internacional do século XIX e XX, principalmente por causa de Otto von Bismarck, o chanceler de ferro da Prússia e um dos grandes formuladores das relações internacionais de sua época.
Ok, vamos continuar falando do que vai vir a ser a Alemanha… Esse império tem fim com a dominação da Era Napoleônica e sua importância está exatamente em como chegou a esse fim. Napoleão foi derrotado, mas a influência dos valores liberais e iluministas trazidos com a sua dominação foram mantidos e contribuíram para a formação da Alemanha.
Infelizmente, essa República não durou muito tempo. Foi um sonho de Simón Bolívar, de unificação da América espanhola, que morreu poucos meses depois de seu grande líder. A Grã-Colômbia foi composta pela unificação dos cabildos que hoje formam a Colômbia, o Panamá, a Venezuela e o Equador.
Esse foi o epicentro da Primeira Guerra Mundial. A economia do Império era baseada no comércio, já que por muito tempo ele foi a principal rota comercial entre Europa, África e Ásia. Após séculos de dominação nos Balcãs, o Império Otomano passou por um grande enfraquecimento no século XIX. Como consequência do colonialismo, suas rotas passaram a não ser mais tão necessárias. Com o “gigante doente da Europa” cada vez mais indefeso, todo mundo queria tomar um pedacinho dele pra chamar de seu (e aí já dá para imaginar o que aconteceu…).
Foi essa República que deu nome e prestígio ao pan-arabismo de Nasser. A República Árabe Unida foi uma união que começou em 1958 com Egito, Síria e Iêmen, mas que esperava poder um dia incluir todo o mundo árabe. Porém, devido às desavenças entre Síria e Egito, Nasser, em 1961, assina o fim da união.
Por fim, temos a Iugoslávia, país balcânico, que já foi parte do Império Austro-Húngaro, sendo um dos novos Estados que surgiram com o fim da Primeira Guerra Mundial. Com a queda da monarquia em 1953, torna-se uma república socialista governada até 1980 por Josip Broz Tito, conhecido por ter feito de seu país a nação socialista mais liberal da Europa.
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.