Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Nomes de destaque da diplomacia brasileira: San Tiago Dantas

Nomes de destaque da diplomacia brasileira: San Tiago Dantas

Olá, sapientes!

 

Como a data provável da primeira fase do CACD chegando, o Blog Sapi decidiu falar sobre um nome que aparece bastante na prova. E, como sabemos que a correria da revisão deve estar preocupando todo mundo e que o tempo é curto, já separamos os pontos mais importantes que todo ceacedista deve ter fresquinho na mente quando falamos do chanceler San Tiago Dantas.

 

San Tiago Dantas foi nomeado embaixador do Brasil na ONU pelo presidente Jânio Quadros, em 22 de agosto de 1961, mas não pôde assumir o cargo devido à renúncia de Quadros apenas três dias após a nomeação.

 

Já com João Goulart na presidência, durante o regime parlamentarista de governo, e com Tancredo Neves como primeiro-ministro, San Tiago Dantas assumiu o Ministério das Relações Exteriores. Nesse cargo, assim como seu antecessor, Afonso Arinos, e seu sucessor, Araújo Castro, deu continuidade e aprofundou a "política externa independente", iniciada no governo Quadros. 

 

Seguindo essa política externa autonomista, San Tiago Dantas liderou os países que foram contra a suspensão de Cuba da Organização dos Estados Americanos (OEA), defendida pelos Estados Unidos na reunião de chanceleres dos países americanos, realizada em janeiro de 1962, em Punta del Este. Além disso, foi esse chanceler que restabeleceu relações diplomáticas com a União Soviética, rompidas desde 1947 por causa de desentendimentos políticos no governo Dutra, e chefiou a delegação brasileira enviada a Genebra para participar da Conferência de Desarmamento, onde o Brasil se definiu como "potência não-alinhada". 

 

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS