Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Capitães da areia

Sugestão de leitura para o CACD: Capitães da areia

Conteúdo postado em 29/01/2021

Olá, sapientes!

 

Conhecer a literatura brasileira também é uma parte muito importante da preparação para o concurso de admissão à carreira de diplomata (CACD), ok? É por isso mesmo que a sugestão de leitura dessa semana vai ser um daqueles clássicos dos vestibulares, mas que também pode aparecer no concurso: “Capitães da areia”, de Jorge Amado. 

 

Temática atemporal

 

Publicado em 1937, o enredo do romance surpreende com uma temática atemporal. Ele pode ser lido tanto com o plano de fundo de Salvador do início do século XX, como dos dias atuais, por conta da atualidade do tema abordado.

 

O livro de Jorge Amado emociona e indigna os leitores com a exposição da realidade de crianças abandonadas, que buscam na criminalidade uma forma de sobrevivência. Os garotos de rua, representados no livro pelo bando dos capitães da areia, roubam para poderem se alimentar e se vestirem e, às vezes, só por diversão, porque isso faz parte da realidade deles.  

 

As consequências da seca e da pobreza

 

O enredo mostra um grupo de meninos, que se unem na cidade de Salvador, na Bahia, e fazem pequenos serviços ou cometem pequenos furtos. A história de vida de cada integrante do grupo revela as causas do abandono das crianças: a seca, a pobreza, a morte dos pais ou mesmo, simplesmente, a crueldade. 

 

Nesse livro interessantíssimo, Jorge Amado mostra a liberdade e a frieza da vida nas ruas. Ou seja, além de ser uma forma de estudo para o CACD, a leitura também garante conhecimentos importantes e relevantes sobre a vida e a realidade de muitas pessoas. E aí, bora ler? 

 

E como eu me preparo para o CACD?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS