Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Darcy Ribeiro

Sugestão de leitura para o CACD: Darcy Ribeiro

Conteúdo postado em 02/10/2020

Olá, sapientes!

 

Discutir sobre a identidade brasileira, levando em conta sua diversidade, pontos positivos e negativos, é um dos temas que mais apareceu (e que pode voltar a aparecer) na prova de português segunda fase do CACD. Ano sim, ano não, o tema volta como faceta de diferentes discussões, como sobre questões étnicas, questões relacionando a identidade brasileira com a inserção internacional do país ou mesmo relacionado com questões econômicas e políticas. Por isso, o sociólogo Darcy Ribeiro não poderia faltar nas nossas dicas de leitura, viu?

 

“O povo brasileiro”

 

Em meio aos diversos e maravilhosos estudos de Darcy Ribeiro, o Blog Sapi escolheu “O povo brasileiro” como livro mais relevante desse sociólogo para os ceacedistas. Quer saber por quê? Bem... A importância do livro está no questionamento que ele apresenta e que todos que desejam representar o Brasil no mundo deveriam buscar a resposta: “por que o Brasil ainda não deu certo?”. 

 

Além disso, Darcy Ribeiro compara o retrato do povo brasileiro feito por Sérgio Buarque de Holanda, que enquadra a identidade brasileira, herança principalmente ibérica, nas características do que este chama de “homem cordial” (cordial aqui faz referência ao coração, ao emotivo, à subjetividade e ao orgulho). O homem cordial tem o espírito aventureiro, faz pouca diferenciação entre o que é público e privado, mas também tem um certo caráter autoritário.

 

Para Darcy Ribeiro, o que muitos sociólogos veem como defeito, são também os pontos fortes do povo brasileiro, pois é o que possibilita a liberdade, a flexibilidade e a criatividade do aventureiro, incompatíveis com disciplina e honestidade dos povos mais sisudos.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS