Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Formação Econômica do Brasil

Sugestão de leitura para o CACD: Formação Econômica do Brasil

Conteúdo postado em 12/11/2021

Olá, sapientes!

A dica de leitura dessa semana é um livro que já tem mais de 60 anos, mas que não deixa de ser uma das obras basilares da preparação para o CACD... Estamos falando de “Formação econômica do Brasil”, publicado em 1958 por Celso Furtado. 

 

A gente já comentou aqui no Blog Sapi um pouco sobre as ideias de Celso Furtado, mas vale a pena falarmos um pouco mais sobre esse economista. Até porque, com esse grande nome completando 100 anos em 2021, tem grande chance de Celso Furtado ser homenageado nas próximas edições do CACD.

 

Introdução aos estudos de história econômica do Brasil

 

No entanto, ainda que esse ano não fosse o centenário de Furtado, a leitura de “Formação econômica do Brasil” não poderia ficar de fora da bibliografia indicada. Isso porque, nesse livro, Furtado teve a intenção inicial de produzir apenas uma introdução para os estudos de história econômica do Brasil, mas acabou lançando diversas teses que serviram de base para publicações posteriores sobre desenvolvimento brasileiro em diversas áreas das ciências sociais. 

 

Alguns de seus conceitos mais relevantes são: a tese da relação da estrutura escravocrata com o subdesenvolvimento, do deslocamento do centro dinâmico da economia nos anos 1930, da dinâmica econômica e social como causa das disparidades regionais, dentre outras reflexões iniciadas nessa publicação e aprofundadas em posteriores produções de diversos outros autores.

 

Um ótimo aliado na preparação para o CACD

 

O livro também é excelente para a preparação dos ceacedistas pelo seu caráter multidisciplinar. Ele discute conceitos da economia relacionando com fatos históricos e questões culturais, mostra qual era a opinião pública na Europa em relação ao Brasil, além de comparar com o contexto, no mesmo período, de outros países, como os Estados Unidos.

 

Em 352 páginas, a obra trata do desenvolvimento do Brasil, com uma riqueza de detalhes, desde o período pré-colonial até o final do século XX. Sendo assim, a leitura integral do livro pode ser bastante benéfica para o concurso, no entanto, como precisamos aproveitar bem tempo da preparação para o CACD, o melhor mesmo é começar a leitura a partir da quarta parte da obra, que discute sobre a transição do modelo escravocrata de trabalho para o trabalho assalariado no Século XIX. Se você quiser uma leitura para estudar o período anterior, é melhor escolher outros autores que falam sobre o tema de forma mais direcionada para as necessidades do CACD, como o livro “Navegantes, Bandeirantes, Diplomatas”, do embaixador Synesio Sampaio Goes.

 

Ainda assim, uma parte do livro que a gente não pode deixar de fora da leitura é a conclusão. Na última seção da obra, “Perspectiva dos próximos decênios”, Furtado faz uma interessante reflexão sobre os desafios que o Brasil terá de enfrentar durante o trajeto do desenvolvimento. Essas ideias continuam sendo válidas na atualidade, como o dever de combater as desigualdades regionais,  de evitar a desindustrialização e de melhorar e completar o parque industrial brasileiro. Assim fica claro como esse livro merece um espaço especial na nossa listinha de leituras, né?

 

E como eu me preparo para o CACD?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS