Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Em meio à Década Internacional de Afrodescendentes, a questão racial é um tema quente para o CACD!

Em meio à Década Internacional de Afrodescendentes, a questão racial é um tema quente para o CACD!

Conteúdo postado em 25/08/2021

Olá, sapientes!

 

A questão racial é apontada como um dos temas quentes para o próximo CACD, devido ao fato de a ONU ter chamando atenção para a situação dos povos indígenas no Brasil, e dos diversos protestos do movimento internacional Black Lives Matter, que estiveram em destaque na mídia durante 2020. E, como ainda estamos na Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024), que tal falarmos um pouco sobre o que a ONU tem feito nessa década? 

 

A Década Internacional de Afrodescendentes

 

Para quem ainda não tinha ouvido falar nessa iniciativa da ONU, em 2015, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Década Internacional de Afrodescendentes, com o tema “reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. Esse projeto da ONU tem o objetivo de incentivar a cooperação nacional, regional e internacional para corrigir problemas estruturais estabelecidos ao longo de séculos de discriminação racial. 

 

Em diversos países, projetos para garantir a igualdade de direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos para pessoas de todas as etnias e raças é um ponto central dessa iniciativa. As pesquisas da ONU mostraram que afrodescendentes acabam tendo menor acesso a educação de qualidade, serviços de saúde, moradia e segurança, além de sofrerem diversas formas de discriminação, o que mostra como medidas de ação afirmativa são importantes para combater a marginalização de pessoas negras e uma maior diversidade nos postos de poder da sociedade. No Brasil, por exemplo, a desigualdade social que pode ser observada hoje é também uma herença do período da escravidão que precisa ser combatida.

 

Como reverter esse cenário?

 

Para que esse cenário seja revertido, algumas medidas que a Década propõe são a proteção de patrimônio cultural diversificado, enfoques de ensino menos eurocêntricos e reforçar uma maior diversificação racial nos quadros jurídicos nacionais, assim como defende a Declaração e Programa de Ação de Durban e a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, recentemente internalizada ao direito brasileiro por processo de emenda constitucional.

 

Assim, fica claro que a Década Internacional de Afrodescendentes é um projeto de fortalecimento do estabelecimento da justiça racial, combate ao racismo e incentivo à plena inclusão de minorias raciais. 

 

E se você quiser aprender um pouco mais sobre a questão racial, é só clicar aqui e conferir o projeto Equidade do Politize!

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS