Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: O Brasil Republicano - O tempo da experiência democrática (Vol. 3)

Sugestão de leitura para o CACD: O Brasil Republicano - O tempo da experiência democrática (Vol. 3)

Conteúdo postado em 20/08/2021

Olá, sapientes!

 

Caso vocês ainda não saibam, mais cedo ou mais tarde fica claro para todo ceacedista que História do Brasil é uma das matérias mais cobradas no concurso. Não só pelo fato de ter um dos editais mais extensos, mas também porque acaba sendo, muitas vezes, o tema que guia o raciocínio das outras matérias de estudo para o CACD

 

Pensando nisso, o Blog Sapi trouxe uma sugestão de leitura que vale tanto para quem não sabe por onde começar os estudos, quanto para quem só quer revisar e aprofundar os pontos do edital de HB. A indicação dos professores do Sapientia é “O Brasil Republicano (Vol. 3)”, principalmente o artigo sobre as crises da república, do professor Jorge Ferreira.

 

A coleção “O Brasil Republicano” reúne cinco volumes: “O tempo do liberalismo oligárquico”, “O tempo do nacional-estatismo”, “O tempo da experiência democrática”, “O tempo do regime autoritário” e “O tempo da Nova República”.

 

Todos os volumes são bastante úteis para a preparação para o concurso, mas é o terceiro volume que é considerado um clássico da bibliografia indicada para o CACD. Aqui, a estrela da obra “O Brasil Republicano” é Jorge Ferreira, por isso, a gente aconselha focar a leitura no texto desse professor.

 

Nele, questões relacionadas com a democracia, cidadania e República são analisadas ao retratar o Brasil da República liberal, como os historiadores chamam o período que vai desde o início do governo Dutra, em 1946, até o golpe de 1964. Ferreira consegue construir nele uma visão historiográfica mais moderna, o que agrada a banca avaliadora do concurso, sempre atenta a inovações na historiografia e lançamentos de novos livros.

 

Ou seja, essa é uma leitura que a gente não pode deixar para depois, né?

 

 

Já começou a se preparar para o CACD?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS