
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Caso vocês ainda não saibam, mais cedo ou mais tarde fica claro para todo ceacedista que História do Brasil é uma das matérias mais cobradas no concurso. Não só pelo fato de ter um dos editais mais extensos, mas também porque acaba sendo, muitas vezes, o tema que guia o raciocínio das outras matérias de estudo para o CACD.
Pensando nisso, o Blog Sapi trouxe uma sugestão de leitura que vale tanto para quem não sabe por onde começar os estudos, quanto para quem só quer revisar e aprofundar os pontos do edital de HB. A indicação dos professores do Sapientia é “O Brasil Republicano (Vol. 3)”, principalmente o artigo sobre as crises da república, do professor Jorge Ferreira.
A coleção “O Brasil Republicano” reúne cinco volumes: “O tempo do liberalismo oligárquico”, “O tempo do nacional-estatismo”, “O tempo da experiência democrática”, “O tempo do regime autoritário” e “O tempo da Nova República”.
Todos os volumes são bastante úteis para a preparação para o concurso, mas é o terceiro volume que é considerado um clássico da bibliografia indicada para o CACD. Aqui, a estrela da obra “O Brasil Republicano” é Jorge Ferreira, por isso, a gente aconselha focar a leitura no texto desse professor.
Nele, questões relacionadas com a democracia, cidadania e República são analisadas ao retratar o Brasil da República liberal, como os historiadores chamam o período que vai desde o início do governo Dutra, em 1946, até o golpe de 1964. Ferreira consegue construir nele uma visão historiográfica mais moderna, o que agrada a banca avaliadora do concurso, sempre atenta a inovações na historiografia e lançamentos de novos livros.
Ou seja, essa é uma leitura que a gente não pode deixar para depois, né?
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.