Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Estudando os 20 anos da fundação da IIRSA

Estudando os 20 anos da fundação da IIRSA

Conteúdo postado em 04/11/2020

Olá, sapientes!

 

A Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) está completando 20 anos! Vocês conhecem a história dessa organização? A gente conta tudo!

 

O surgimento da IIRSA

 

A IIRSA surgiu, primeiramente, como um projeto apresentado na cúpula da Organização dos Estados Americanos (OEA) de 1998, que objetivava a melhoria da infraestrutura entre os países latino-americanos para facilitar o funcionamento da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). No final das contas, a ALCA, plano dos Estados Unidos para transformar todo o Hemisfério Ocidental em uma imensa zona de livre comércio, não saiu do papel, mas a IIRSA acabou sendo criada mesmo assim. 

 

O projeto da IIRSA não foi abandonado porque o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) resolveu assumir a causa. O BID remodelou o plano de criação da instituição e a IIRSA passou a ser voltada especificamente para a América do Sul. Em seus primeiros anos, a organização se converteu em uma grande incentivadora do comércio transnacional da América do Sul ao executar obras que baratearam o custo logístico da exportação inter-regional. 

 

Anos de incerteza

 

Em 2009, a organização passou a fazer parte do Conselho Sul-Americano de Infraestrutura e Planejamento (COSIPLAN) da UNASUL, recebendo um grande incremento institucional e fortalecimento político. Entretanto, após a chegada em 2014 da crise econômica, com a queda dramática dos preços das commodities, e política na América Latina, que gerou a paralisação da Unasul pelos novos governos liberais, a IIRSA passou por alguns anos de incerteza. No entanto, recentemente, ela tem sido apontada pelos governos de centro-direita como uma saída para as consequências da pandemia. 

 

Impactos dessa Iniciativa

 

Apesar do grande potencial da IIRSA, ela também enfrenta diversas críticas. Em grande parte das obras orquestradas pela instituição, barreiras naturais tiveram de ser ultrapassadas, especialmente na região amazônica dos países membros. O impacto ambiental e na vida de populações rurais, ribeirinhas e indígenas também é uma consequência lógica desse processo. A preocupação com a rápida e desordenada urbanização das localidades próximas aos empreendimentos da IIRSA, como foi o caso do crescimento de Porto Velho, capital de Rondônia e quarta cidade mais populosa da região norte, deverá ser levadas em consideração pela organização nos próximos anos.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?


Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 



 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.


Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS