Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Atualidades

Sri Lanka, uma pérola na nova rota da seda

Sri Lanka, uma pérola na nova rota da seda

Conteúdo postado em 30/09/2020

Olá, sapientes!

 

O Oceano Índico representa hoje uma área central das rotas comerciais do mundo. Mahan, em sua teoria das relações internacionais do século XIX, estava certo ao defender que a potência que dominar o Oceano Índico controlará toda a Ásia. Atualmente é ainda mais claro o papel dessas águas para toda a dinâmica global, não é mesmo?

 

Nesse cenário de interdependências crescentes, o Sri Lanka começa e se mostrar como um ator com potencial para se tornar um líder regional. Desde 2005, o país tem se apoiado na China para financiar seu desenvolvimento e os projetos de infraestrutura do país. O Porto e Aeroporto de Hambantota, a Torre de Lótus e a Rodovia Central são alguns dos resultados dos investimentos chineses.

 

Port City

 

No entanto o projeto mais relevante que é fruto dessa parceria é o “Colombo Financial District”, também conhecido como “Port City”, uma ilha artificial de cerca de 2,7km² construída para ser parte da estratégia do “colar de pérolas chinês”. O objetivo de Beijing com a construção da ilha artificial é poder comprar ou alugar as instalações portuárias para facilitar o abastecimento e manutenção do seu transporte marítimo de mercadorias em direção ao Oriente Médio como parte na “nova rota da seda”. Apesar do grande potencial econômico desse projeto para o Sri Lanka, não podemos esquecer também o enorme impacto para a vida marinha que ele tem causado.

 

Nem tudo são flores...

 

“Port City” promete bastante para o futuro do Sri Lanka, no entanto, por enquanto só deixou o país atolado em dívidas e incapaz de restituir os empréstimos feitos com a China. Ao buscar uma saída para esse problema, o Sri Lanka passou, em 2018, por uma grande mudança política em seu governo e agora vem buscando estreitar laços com outros atores de peso global para reequilibrar o poder da potência asiática. Esse é o caso de suas relações com os Estados Unidos, Japão e mesmo com seus vizinhos.

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS