Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: New and Old Wars - Organized Violence in a Global Era

Sugestão de leitura para o CACD: New and Old Wars - Organized Violence in a Global Era

Conteúdo postado em 21/05/2021

Olá, sapientes!

 

O mundo passou por grandes transformações nas décadas de 1980 e 1990. Disso ninguém tem dúvida... E a análise dos conflitos internacionais é só um dos exemplos das transformações políticas que tiveram origem nessas duas décadas. Sendo assim, a sugestão de leitura da vez é uma obra que faz algumas avaliações que não eram consideradas até então.

 

Em “New and Old Wars - Organized Violence in a Global Era”, Mary Kaldor inova a forma como os conflitos passam a ser percebidos na política internacional. A autora introduz o conceito de  “novas guerras”, isto é, conflitos internacionais que passam a incluir novos atores internacionais, como os Movimentos de Libertação Nacional e os grupos terroristas. Até aquele momento, as guerras eram consideradas como parte da política internacional apenas se envolvessem mais de um Estado, enquanto outros agentes políticos eram considerados relevantes apenas para a política interna dos Estados. 

 

Mary Kaldor trata, no livro, dessa mudança nas relações políticas entre os atores que antes não eram considerados sujeitos de direito internacional. Ela aponta, como um das causas dessa transformação, a intensa integração de movimentos, antes considerados locais, com as questões internacionais e os foros multilaterais. Esse é o caso, por exemplo, do Movimento Nacionalista Curdo e do Parti Karkerani Kurdistan (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), o PKK, que envolve a geopolítica da Turquia, Síria, Irã e Iraque, além de serem considerados aliados dos Estados Unidos na luta contra o Estado Islâmico.

 

A proposta do livro é mostrar como esses conflitos ocorrem, principalmente, em Estados falidos e suas diferenças em relação aos conflitos “de matriz vestefaliana”, que fizeram parte da formação dos Estados modernos, ou seja, conflitos por território, pela centralização do poder e com uma hierarquia definida. 

 

"Novas Guerras"

 

As “novas guerras”, segundo Kaldor, são organizadas com base em outras formas de violência, com poucas fronteiras entre o conflito entre grupos políticos, a violência do crime organizado e as violações maciças de direitos humanos. Consequentemente, a autora mostra como, nesses novos conflitos, as zonas de guerra e as zonas civis, de paz, não podem mais ser tão bem diferenciadas como em outros momentos da história, uma vez que “assim como é difícil distinguir entre o político e o económico, o público e o privado, o militar e o civil, é também cada vez mais difícil distinguir entre a guerra e a paz” (Kaldor, 2001, p. 143).

 

Apesar da relevância para o estudo da geopolítica atual, o livro, infelizmente, ainda não foi traduzido para o português, mas isso não é um problema para os nossos ceacedistas, não é mesmo? A obra de Mary Kaldor pode ser facilmente encontrada no original, em inglês, e em espanhol, sob o título “Las nuevas guerras: Violencia organizada en la era global”.

 

 

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS