Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Nova gramática do português contemporâneo

Sugestão de leitura para o CACD: Nova gramática do português contemporâneo

Conteúdo postado em 08/01/2021

Olá, sapientes!

 

O edital de português é um dos que são mais deixados de lado na preparação para o CACD. O estudo desse edital pode até parecer uma simples repetição das aulas do ensino médio, mas, não se enganem. A prova de português do concurso para carreira diplomática só perde para o concurso para professor universitário de letras em nível de dificuldade. Sem falar que essa é uma das matérias que têm mais questões no concurso, um total de 10, perdendo apenas para história e política internacional.

 

Temas abordados na prova

 

Alguns dos temas bastante recorrentes na primeira e na segunda fase da prova são a discussão sobre a diversidade de línguas indígenas no Brasil, e as variações linguísticas surgidas da diversidade regional, social e cultural do país. 

 

Nova gramática do português contemporâneo

 

E é aí que entra a nossa Sugestão de Leitura da vez. A obra “Nova gramática do português contemporâneo”, de Celso Cunha e Lindley Cintra, vai ser o parceiro ideal para estudar os tópicos citados acima. 

 

A famosa gramática do Celso Cunha é a mais adequada para o estudo para o CACD, porque critica a educação eurocentrista no Brasil e leva em consideração as variantes do português brasileiro, europeu, africano e asiatico nos estudos da língua e do novo acordo ortográfico, além de também discutir um pouco sobre as línguas das tribos indígenas e dos quilombos. 

 

Já deu para perceber que não dá para deixar de conferir essa gramática, né?

 

E como eu me preparo para o CACD?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS