Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Quarup

Sugestão de leitura para o CACD: Quarup

Conteúdo postado em 06/08/2021

Olá, sapientes!

A nossa sugestão de leitura da vez é uma ficção para descansar no final de semana, mas continuar aprendendo sobre temas relevantes para o CACD e para a sociedade brasileira também.

 

“Quarup”  é um romance de Antônio Callado publicado em 1967, mas que tem uma temática que nunca deixou de ser atual. Ainda mais agora que o Brasil foi citado pela ONU como país com risco de genocídio de povos indígenas (se quiser saber mais sobre essa atualidade importantíssima, é só clicar aqui). 

 

Sobre o livro

 

Considerado o primeiro romance brasileiro a mostrar a realidade da ditadura ainda nos anos 1960, “Quarup” conta a história de um jovem padre jesuíta que tenta construir uma comunidade jesuíta na região do Xingu, nos moldes daquelas que existiam no período colonial. Idealista e inocente, o jovem padre Nando teve de enfrentar interesses políticos e atitudes que vinham de encontro com seus princípios para poder concretizar o sonhado projeto. Posteriormente, já ao adentrar o interior do país, ele teve contato com novas culturas e passou por experiências que transformam sua visão de mundo, como se estivesse passando por um “Quarup”, um ritual de transição. 

 

Só para vocês entenderem um pouco mais sobre o teor dessa obra ficcional, o termo “Quarup”, que nomeia o livro, faz referência ao ritual de homenagem aos mortos realizado por povos indígenas da região do Xingu. Antônio Callado escolheu esse título para demonstrar a intensa transformação do protagonista ao enfrentar diversos desafios durante o período que vai da queda de Getúlio Vargas até o Golpe Militar de 1964. 

 

O livro é uma obra brilhante e lindíssima que foi traduzida para o francês pelo escritor belga Conrad Detrez e que recebeu em 1989 uma adaptação para o cinema, indicada para o Festival de Cannes daquele ano. Vale mesmo a pena ler “Quarup”!

 

Se tornar um diplomata é o seu objetivo?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Bons estudos e boas leituras!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS