
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Antonio Candido é um grande nome da crítica literária brasileira e seus textos já apareceram diversas vezes nas provas do CACD. Sendo Assim, o Blog Sapi resolveu trazer como sugestão de leitura para o CACD a obra “Vários Escritos”, na qual esse estudioso renomado apresenta uma análise profunda e vários insights sobre o estudo da literatura e da sociedade brasileira. Vai deixar passar? Não, né?
Quem foi Antonio Candido?
Antonio Candido de Mello e Souza, além de crítico literário reconhecido no Brasil e no mundo, foi um sociólogo e professor universitário, autor de uma obra crítica extensa. O estudioso da literatura nacional e internacional é um dos críticos literários brasileiros mais conhecidos e respeitados nas principais universidades do Brasil, então já dá para perceber que as observações que ele faz em seus livros podem e devem ser levadas a sério, né?
Do que fala o livro?
Em “Vários Escritos”, o autor analisa e faz um apanhado geral sobre a obra de diversos autores da literatura brasileira: inicia destacando a riqueza e atualidade da obra de Machado de Assis, em seguida apresenta uma visão mais pessoal da obra de Oswald de Andrade.
Posteriormente, busca entender os temas individualistas e os de cunho social da poesia de Carlos Drummond de Andrade, além de caracterizar e observar personagens característicos do regionalismo brasileiro introduzidos com um nova perspectiva na literatura pela obra de Guimarães Rosa e Basílio da Gama.
Na segunda metade do livro, o crítico literário discute sobre o tema político do direito à literatura como uma necessidade social. Candido constrói ensaios interessantes sobre a relação entre a formação do imaginário da sociedade com a construção de sua literatura, seguindo para uma análise da identidade latino-americana. Nessa segunda parte, é destacada também a importância do estudo da filosofia e das ciências sociais para a construção da sociedade.
O autor encerra o livro com algumas observações sobre a produção do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda e do historiador Paulo Emílio Salles Gomes, como figuras relevantes para a análise da identidade brasileira.
Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.