Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Vários Escritos

Sugestão de leitura para o CACD: Vários Escritos

Conteúdo postado em 17/07/2020

Olá, sapientes!

 

Antonio Candido é um grande nome da crítica literária brasileira e seus textos já apareceram diversas vezes nas provas do CACD. Sendo Assim, o Blog Sapi resolveu trazer como sugestão de leitura para o CACD a obra “Vários Escritos”, na qual esse estudioso renomado apresenta uma análise profunda e vários insights sobre o estudo da literatura e da sociedade brasileira. Vai deixar passar? Não, né?

 

Quem foi Antonio Candido?

 

Antonio Candido de Mello e Souza, além de crítico literário reconhecido no Brasil e no mundo, foi um sociólogo e professor universitário, autor de uma obra crítica extensa. O estudioso da literatura nacional e internacional é um dos críticos literários brasileiros mais conhecidos e respeitados nas principais universidades do Brasil, então já dá para perceber que as observações que ele faz em seus livros podem e devem ser levadas a sério, né?

 

Do que fala o livro? 

 

Em “Vários Escritos”, o autor analisa e faz um apanhado geral sobre a obra de diversos autores da literatura brasileira: inicia destacando a riqueza e atualidade da obra de Machado de Assis, em seguida apresenta uma visão mais pessoal da obra de Oswald de Andrade. 

 

Posteriormente, busca entender os temas individualistas e os de cunho social da poesia de Carlos Drummond de Andrade, além de caracterizar e observar personagens característicos do regionalismo brasileiro introduzidos com um nova perspectiva na literatura pela obra de Guimarães Rosa e Basílio da Gama. 

 

Na segunda metade do livro, o crítico literário discute sobre o tema político do direito à literatura como uma necessidade social. Candido constrói ensaios interessantes sobre a relação entre a formação do imaginário da sociedade com a construção de sua literatura, seguindo para uma análise da identidade latino-americana. Nessa segunda parte, é destacada também a importância do estudo da filosofia e das ciências sociais para a construção da sociedade. 

 

O autor encerra o livro com algumas observações sobre a produção do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda e do historiador Paulo Emílio Salles Gomes, como figuras relevantes para a análise da identidade brasileira.

 

Ser diplomata está em seus planos?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia desenvolveu a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa completo pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento para te auxiliar a atingir um ótimo resultado no Concurso da Diplomacia. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS