
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
A Sugestão de Leitura da vez será um daqueles clássicos das indicações dos professores para a preparação do CACD: “A ordem do progresso: dois séculos de política econômica no Brasil”, de Marcelo Paiva Abreu, teve a primeira edição publicada em 1989, como parte das celebrações do centenário da República, mas não perdeu nem a atualidade nem a importância.
A publicação é uma coletânea de artigos de diversos pesquisadores da história, política e economia brasileira que explicam a evolução das questões econômicas do país desde a proclamação da República. Não dá, assim, para duvidar do potencial desse livro, né? Não foi por acaso que ele já teve diversas edições e ainda pode ser facilmente encontrado nas livrarias.
Mas por que ler “A ordem do progresso”?
Será que não é só mais do que a maioria dos candidatos já estudou em história e política internacional? Não mesmo! Muitos detalhes e questões da história econômica não são trabalhados quando a gente estuda os tópicos do edital de HB e PI. É bem verdade que o livro serve, de certa forma, como revisão de alguns pontos dessas outras matérias, mas ele também vai trazer um olhar do estudo da economia que não é coberto pelos pesquisadores da história e da política brasileira. Por isso, não risque o tópico de economia brasileira do edital achando que é mais do mesmo, porque não é, viu?
Por ser uma obra não tão recente e bastante utilizada nas universidades, é fácil encontrar as edições mais antigas nos sebos próximos às faculdade de ciências sociais. É só procurar! Não deixem de ler esse clássico porque vale muito a pena para o seu processo de preparação para o concurso!
Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades.
>>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.
Bons estudos!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.