Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: A ordem do progresso - dois séculos de política econômica no Brasil

Sugestão de leitura para o CACD: A ordem do progresso - dois séculos de política econômica no Brasil

Conteúdo postado em 12/03/2021

Olá, sapientes!

 

A Sugestão de Leitura da vez será um daqueles clássicos das indicações dos professores para a preparação do CACD: “A ordem do progresso: dois séculos de política econômica no Brasil”, de Marcelo Paiva Abreu, teve a primeira edição publicada em 1989, como parte das celebrações do centenário da República, mas não perdeu nem a atualidade nem a importância.

 

A publicação é uma coletânea de artigos de diversos pesquisadores da história, política e economia brasileira que explicam a evolução das questões econômicas do país desde a proclamação da República. Não dá, assim, para duvidar do potencial desse livro, né? Não foi por acaso que ele já teve diversas edições e ainda pode ser facilmente encontrado nas livrarias.

 

Mas por que ler “A ordem do progresso”?

 

Será que não é só mais do que a maioria dos candidatos já estudou em história e política internacional?  Não mesmo! Muitos detalhes e questões da história econômica não são trabalhados quando a gente estuda os tópicos do edital de HB e PI. É bem verdade que o livro serve, de certa forma, como revisão de alguns pontos dessas outras matérias, mas ele também vai trazer um olhar do estudo da economia que não é coberto pelos pesquisadores da história e da política brasileira. Por isso, não risque o tópico de economia brasileira do edital achando que é mais do mesmo, porque não é, viu?

 

Por ser uma obra não tão recente e bastante utilizada nas universidades, é fácil encontrar as edições mais antigas nos sebos próximos às faculdade de ciências sociais. É só procurar! Não deixem de ler esse clássico porque vale muito a pena para o seu processo de preparação para o concurso!

 

Quer se tornar um diplomata, mas não sabe por onde começar?

 

Para auxiliar você que está começando os preparos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) mas ainda não sabe qual é o curso mais indicado para o que você precisa, o Sapientia oferece uma Orientação Pedagógica Individual 100% à distância e gratuita. Quer saber como ela funciona? É simples! Com base em uma análise do seu perfil, o time de cuidados do Curso Sapientia esclarece suas dúvidas sobre planejamento para o Concurso do Itamaraty e indica o programa de estudos que melhor se encaixa nas suas necessidades. 

 

 

 >>> Saiba mais sobre a nossa orientação 100% gratuita clicando aqui.

 

 

Bons estudos!

 

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS