Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Sugestão de Leitura

Sugestão de leitura para o CACD: Os Sucessores do Barão (1912 - 1964) - Relações Exteriores do Brasil

Sugestão de leitura para o CACD: Os Sucessores do Barão (1912 - 1964) - Relações Exteriores do Brasil

Conteúdo postado em 30/10/2020

Olá, sapientes!

 

Na preparação para o CACD, não basta conhecer bem os eventos e processos que marcam as relações exteriores do Brasil, também é preciso conhecer os grandes nomes da diplomacia brasileira. Fernando de Mello Barreto, com seu livro “Sucessores do Barão”, pode ajudar com isso!

 

Sobre o livro

 

O livro de Fernando de Mello Barreto aborda as relações exteriores do Brasil desde a morte do Barão do Rio Branco até o regime militar, relatando as decisões dos chanceleres que vieram depois do Barão. O estudo de Mello Barreto incorpora desde a gestão de Lauro Muller até a de Araújo Castro e é dividido em cinco partes: República Velha, Era Vargas, Guerra Fria, JK e a Operação Pan-Americana e, finalmente, Política Externa Independente. Para completar a análise, o autor também usa tabelas estatísticas, gráficos seriais e quadros analíticos para facilitar o entendimento do contexto econômico do país em cada momento histórico.

 

É interessante notar que Mello Barreto destaca no livro o gradual afastamento do Brasil da política europeia e o "contínuo acercamento dos Estados Unidos" desde a estruturação do modelo republicano no país. Da mesma forma, o autor evidencia que as relações exteriores do país foram, nesse período, focadas principalmente em apenas três países (Estados Unidos, Argentina e Alemanha), considerados como centrais para possibilitar a concretização do interesse nacional, seja pela aproximação, pela rivalidade, seja pelo confronto.

 

De forma geral, o livro é bastante positivo para a complementação do estudo ao apresentar análises interessantes sobre a política exterior brasileira em cada momento histórico. Gostou? Bora ler!

 

 

E como eu me preparo para o CACD 2020?


Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

Até a próxima!

 

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS