
Quero ser Diplomata, e agora?
Como vencer o medo de estar sempre atrasado nos estudos
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
Complemente seu Estudo
Olá, sapientes!
Na preparação para o CACD, não basta conhecer bem os eventos e processos que marcam as relações exteriores do Brasil, também é preciso conhecer os grandes nomes da diplomacia brasileira. Fernando de Mello Barreto, com seu livro “Sucessores do Barão”, pode ajudar com isso!
Sobre o livro
O livro de Fernando de Mello Barreto aborda as relações exteriores do Brasil desde a morte do Barão do Rio Branco até o regime militar, relatando as decisões dos chanceleres que vieram depois do Barão. O estudo de Mello Barreto incorpora desde a gestão de Lauro Muller até a de Araújo Castro e é dividido em cinco partes: República Velha, Era Vargas, Guerra Fria, JK e a Operação Pan-Americana e, finalmente, Política Externa Independente. Para completar a análise, o autor também usa tabelas estatísticas, gráficos seriais e quadros analíticos para facilitar o entendimento do contexto econômico do país em cada momento histórico.
É interessante notar que Mello Barreto destaca no livro o gradual afastamento do Brasil da política europeia e o "contínuo acercamento dos Estados Unidos" desde a estruturação do modelo republicano no país. Da mesma forma, o autor evidencia que as relações exteriores do país foram, nesse período, focadas principalmente em apenas três países (Estados Unidos, Argentina e Alemanha), considerados como centrais para possibilitar a concretização do interesse nacional, seja pela aproximação, pela rivalidade, seja pelo confronto.
De forma geral, o livro é bastante positivo para a complementação do estudo ao apresentar análises interessantes sobre a política exterior brasileira em cada momento histórico. Gostou? Bora ler!
Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?
>>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.
Até a próxima!
Uma abordagem prática e honesta sobre foco, equilíbrio e confiança na sua trajetória.
O Dia do Diplomata, celebrado em 20 de abril, data do nascimento do Barão do Rio Branco, é um marco simbólico da diplomacia brasileira. Mas, além de uma homenagem ao patrono do Itamaraty, a data também nos convida a refletir sobre a cara da diplomacia hoje: quem representa o Brasil no exterior? Que vozes compõem o corpo diplomático? A dip
A carreira diplomática é frequentemente associada a eventos de gala, negociações de alto nível e viagens internacionais. No entanto, por trás dos bastidores, a verdade é que a carreira diplomática é construída sobre experiências humanas profundas, desafios práticos e aprendizados que extrapolam as páginas dos livros.