Seja Diplomata, Faça Sapientia Recorde de Aprovação no CACD

Matricule-se Agora

Conteúdo Sapiente

Complemente seu Estudo



Quero ser Diplomata, e agora?

Guia de acesso ao site do Ministério Das Relações Exteriores (Itamaraty) para ceacedistas

Guia de acesso ao site do Ministério Das Relações Exteriores (Itamaraty) para ceacedistas

Olá, sapientes! 

 

A página on-line do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) é uma fonte importante para auxiliar nos estudos de quem está se preparando para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. Portanto, descrevemos as principais funções disponíveis no site que podem ajudar, e muito, vocês na hora de estudar! Vamos lá? 

 

Opções de idioma

 

O primeiro ponto é que o site está disponível para consulta em três idiomas: português, inglês e espanhol. Logo, aconselhamos, às vezes, que vocês modifiquem o idioma de acesso ao site, para uma construção de maior intimidade com o vocabulário diplomático disponível na plataforma em outras línguas. Além disso, vocês poderão ter acesso a conteúdos (de notícias) exclusivos, disponibilizados em apenas naquela língua.

 

Acesso às instituições do Governo Federal

 

Na aba superior cinza (limite superior do enquadramento do site), temos informações relevantes para o acesso às instituições do Governo Federal. A aba concentra informações para facilitar o contato da população com as instituições públicas e aumentar a transparência. Duas abas interessantes para os nossos estudos são as de “Legislação” e “Canais”:

 

- Na parte “Legislação”, vocês podem ter acesso fácil a todos os institutos legais adotados pelo governo federal, pelo judiciário (súmulas vinculantes), atos internacionais, tratados equivalentes a Emendas Constitucionais, além de toda a legislação histórica, como a imperial, que pode ajudar na hora dos estudos.

 

- Já em “Canais”, vocês podem ter acesso a todas as plataformas digitais dos Ministérios e secretarias. É interessante acompanhar de perto o que acontece no Itamaraty e em outros ministérios-chave, tal como o da Economia ou o MDIC.




Dúvidas e Serviços 

 

Passamos, agora, para a aba inicial intitulada “Perguntas Frequentes” (localizada abaixo do nome “Ministério das Relações Exteriores), na qual está disponibilizada uma série de dúvidas sobre o funcionamento do Itamaraty, cujas respostas são elaboradas pelo próprio Ministério. Desse modo, indicamos uma visita rápida a esta seção, sobretudo na sub-aba “Tratados Internacionais”, onde se esclarece dúvidas sobre a celebração, depósito de atos internacionais.

 

Quanto às abas que vêm ao lado, uma delas é “Serviços”, e nela vocês encontrarão referências a sites valiosos para a preparação para o CACD. Estão listados os sites do Instituto Rio Branco (escola de preparação dos diplomatas aprovados em concurso), Fundação Alexandre de Gusmão (uma das plataformas mais importantes em termos de conteúdo, que disponibiliza vários livros e materiais de interesse ao CACD, de forma gratuita) entre outras.

 

Informações

 

Na aba “Acesso à informação”, vocês podem encontrar informações sobre a estrutura organizacional do Ministério, como é organizada a sua gestão, os principais cargos e as bases legais que sustentam essa estrutura. É ótimo para auxiliar nos estudos de conhecimento da carreira diplomática.

 

Imprensa

 

Outra área de consulta importante no site do Itamaraty é a “Área de Imprensa”. Nesta seção, são indicadas as redes sociais onde se divulgam a comunicação institucional do Ministério. O Departamento de Comunicação do Itamaraty organiza briefings a jornalistas, responde a consultas diversas sobre a política externa brasileira e o trabalho diplomático, divulga notas à imprensa e avisos às redações, e coordena iniciativas de comunicação do Itamaraty. Todas essas informações podem ser encontradas nas redes sociais oficiais do Ministério.

 

Em “Nota à imprensa” (disponível na área de conteúdo do site - área central), damos um destaque para o fato de que é possível encontrar o posicionamento ou parecer do Governo brasileiro e, logo, do Ministério, sobre diversos eventos que estão em curso. Como, por exemplo, o status de cooperações internacionais, a concessão de agrément, declarações sobre alguma catástrofe natural ou apoio a determinado governo. É possível, ainda, fazer uma pesquisa histórica de notas à imprensa fornecidas por Governos anteriores.

 

Artigos e Documentos

 

Na área de conteúdo do site (centro do página principal), é possível acessar a seção “Discursos, artigos, entrevistas e resenhas”. Como o próprio nome já intui, nesta seção, é possível ter acesso a vários discursos, artigos e entrevistas produzidos tanto pelo Governo e Ministério atual, como de governos e ministérios anteriores. É uma importante base histórica de busca e pode, e muito, auxiliar nos estudos.

 

Em “Tratados” (centro da página), é possível ter acesso a plataforma “Concórdia”, que reúne os atos internacionais firmados pelo Governo brasileiro desde 1822 (atualmente conta com um acervo reunido de 11.867 atos).



Sobre relações diplomáticas 

 

Na parte de “Áreas de atuação” (centro inferior da página), vocês podem encontrar portais, atualmente em atualização, sobre a Política Externa Comercial e Econômica, onde são disponibilizados dados sobre agrupamentos econômicos como a OMC, Mercosul, OCDE, UNCTAD; dados sobre as Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas, Oriente Médio, Europa, África, Ásia, Oceania e Rússia.  As informações estão separadas por país e incluem o histórico das relações entre os países, principais áreas de cooperação e superávit ou déficit nas transações comerciais.

 

Já em “Representações Diplomáticas Estrangeiras no Brasil”, está disponível a relação de representações e organizações estrangeiras que atuam no Brasil. Além disso, apresentam, também, informações importantes sobre os privilégios e imunidades de missões diplomáticas, tema importante para a prova.

 

No rodapé da página principal do site do Itamaraty, estão listadas mais informações valiosíssimas para o candidato. Na seção intitulada “Política Externa”, encontramos a relação de temas como “Relações Bilaterais”, “Integração Regional”, “Mecanismos inter-regionais” etc. Em cada uma dessas seções, o site nos indicará um pequeno resumo sobre o item que se discute; por exemplo, em “Relações Bilaterais”, teremos disponível uma lista com a relação dos países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas, além de um pequeno artigo com o histórico das relações bilaterais entre o Brasil e o país parceiro. Em “Integração Regional”, também teremos um artigo que resume a criação, objetivo, função e atual status da participação brasileira em organizações como a OEA ou o Mercosul. É importante frisar que toda essa aba seja bem explorada pelo quarto-secretário, uma vez que contém informações que já foram cobradas em prova e que podem aparecer no CACD deste ano.



Ressaltamos que que todas as informações deste texto foram retiradas do site oficial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e você pode conferir tudo clicando aqui. Vale lembrar, também, que algumas funções do site encontram-se “em atualização” neste momento, por isso, alguns conteúdos podem estar indisponíveis, por enquanto. 



Ser diplomata está em seus planos?

 

Para você que está começando agora sua preparação para o CACD e também para você que já se prepara há algum tempo e busca uma estratégia de estudos dinâmica e eficiente, o Sapientia acaba de lançar a Trilha Regular Extensiva (TRE), um programa pensado para otimizar sua preparação, perpassando todos os itens do edital do concurso de forma sólida e pragmática. A TRE utiliza o que há de melhor dos recursos multimídia para unir teoria, prática e aprofundamento. Curtiu a ideia?

 

 >>> Conheça mais sobre nosso mais novo curso regular clicando aqui.

 

Até a próxima!

sugestao-de-leitura-para-o-cacd-o-quinze

ARTIGOS RELACIONADOS